Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/05/2011 às 12:15:51

Inadimplência do consumidor registra 2ª alta mensal

Após encerrar o primeiro bimestre do ano em queda, o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou, em abril, o segundo crescimento mensal consecutivo, com índice de 1,5%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a crescente evolução da inflação, que reduz o poder de compra do consumidor, assim como o maior endividamento da população, tem feito com que a inadimplência continue progredindo.

Ainda de acordo com os economistas, a renda cada vez mais comprometida com as dívidas e os gastos realizados em decorrência dos feriados prolongados elevaram a inadimplência do consumidor em abril. Vale ressaltar que abril teve apenas 19 dias úteis, o que contribuiu para um crescimento menor, quando relacionado com sua base de comparação (março, com 21 dias úteis).

Na comparação anual, a inadimplência do consumidor registrou em abril alta de 17,3%, a décima segunda elevação anual consecutiva. O indicador acumulado – janeiro a abril 2011x2010 – apesar de apresentar desaceleração na série histórica, também continua em alta, com índice de 20,3%.

Na decomposição do indicador, as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) e as bancárias, que representam juntas quase 87% do indicador, foram as responsáveis pelo crescimento do índice, ambas com contribuição de 1,7%. O aumento só não foi maior, por conta do recuo das dívidas com os títulos protestados (12,6%) e os cheques sem fundos (14,6%), que contribuíram negativamente com 0,2% e 1,7%, respectivamente.

Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 11.05.11


Seguro Educacional

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Perspectiva de corte na Selic sustenta alta do Ibovespa

No primeiro dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), os investidores domésticos operam com otimismo, impulsionados pela possibilidade de um novo corte na taxa básica de juros.

Notícias Gerais, por Redação

Publicidade ganha espaço no mercado de seguros

A nova campanha publicitária da Capemisa busca conscientizar o público sobre a importância e a facilidade da aquisição de um seguro de vida.

Notícias Gerais, por Redação

Planalto abre crédito extra de R$ 804 mi para 13 setores federais

Em dia anunciado para o corte no Orçamento da União 2012, o Planalto abriu créditos especiais e extras de R$ 804,16 milhões para o fechamento de contas de alguns ministérios relativas ao exercício anterior.

Deixe seu Comentário:

=