Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/05/2011 às 12:15:51

Inadimplência do consumidor registra 2ª alta mensal

Após encerrar o primeiro bimestre do ano em queda, o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou, em abril, o segundo crescimento mensal consecutivo, com índice de 1,5%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a crescente evolução da inflação, que reduz o poder de compra do consumidor, assim como o maior endividamento da população, tem feito com que a inadimplência continue progredindo.

Ainda de acordo com os economistas, a renda cada vez mais comprometida com as dívidas e os gastos realizados em decorrência dos feriados prolongados elevaram a inadimplência do consumidor em abril. Vale ressaltar que abril teve apenas 19 dias úteis, o que contribuiu para um crescimento menor, quando relacionado com sua base de comparação (março, com 21 dias úteis).

Na comparação anual, a inadimplência do consumidor registrou em abril alta de 17,3%, a décima segunda elevação anual consecutiva. O indicador acumulado – janeiro a abril 2011x2010 – apesar de apresentar desaceleração na série histórica, também continua em alta, com índice de 20,3%.

Na decomposição do indicador, as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) e as bancárias, que representam juntas quase 87% do indicador, foram as responsáveis pelo crescimento do índice, ambas com contribuição de 1,7%. O aumento só não foi maior, por conta do recuo das dívidas com os títulos protestados (12,6%) e os cheques sem fundos (14,6%), que contribuíram negativamente com 0,2% e 1,7%, respectivamente.

Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 11.05.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Receita Federal libera consultas ao 4º lote de restituições do IR 2013

Lote contempla 1,35 milhão de pessoas, que receberão R$ 1,4 bilhão. Restituições serão depositadas em 16 de setembro, lembra Fisco.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado mantém previsão de PIB abaixo de 2% e eleva inflação em 2012

O mercado interrompeu uma série de 10 semanas seguidas de reduções e manteve a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano em 1,90%, porém elevou a perspectiva de inflação para 4,92% ante 4,87%

Notícias Gerais, por Redação

Número de usuários ativos na internet cresce 14% em um ano

O número de usuários ativos da internet brasileira, tanto no trabalho quanto em residências, cresceu 14% em abril deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2011, atingindo 48,9 milhões.

Notícias Gerais, por Redação

Contração do PIB espanhol será mais grave no 1º trimestre

A economia espanhola registrará uma contração nos primeiros três meses do ano mais grave que a do quarto trimestre de 2011, quando o Produto Interno Bruto (PIB) retrocedeu 0,3%, afirmou o ministro da Economia, Luis de Guindos, o que levará o país a uma recessão.

Notícias Gerais, por Redação

Governo adotará medidas para impedir que Real volte a se valorizar, diz Mantega

O governo adotará os mecanismos necessários para impedir que o real volte a se valorizar em relação ao dólar, disse hoje (20) o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em entrevista coletiva em Montevidéu. Ele não estabeleceu, no entanto, um patamar para a moeda americana.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma diz que vai manter meia-entrada na Copa do Mundo-2014

Antes de se reunir com representantes da Fifa nesta segunda-feira, em Bruxelas, na Bélgica, a presidente Dilma Rousseff deixou claro que pretende resistir à pressão da entidade e não recuar da decisão de permitir a meia-entrada nos jogos da Copa do Mundo-2014.

Deixe seu Comentário:

=