Publicado por Redação em Vida em Grupo - 03/09/2013 às 13:02:58
ICES volta a registrar queda

Indicador cai para 96,2 e pelo terceiro mês aponta o pessimismo dos executivos; em automóvel o desempenho continua positivo
O Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras (ICES) atingiu 96,2 e voltou a cair no mês agosto. A variação é de 1,8% em relação ao mês de julho, quando chegou a 98. “O ICES interrompeu a pequena tendência de alta registrada em julho, e voltou a cair, indo para 96,2, com queda mensal de 1,8%. Como o valor ficou abaixo de 100, as empresas ainda estão com uma perspectiva pessimista pelo terceiro mês seguido”, justifica o economista Francisco Galiza, diretor da Rating de Seguros e responsável pela aferição do indicador realizado em parceria com a Revista Cobertura.
Para 49% dos executivos das seguradoras, o crescimento da economia brasileira será igual nos próximos seis meses; 46%, pior, e para 5%, melhor. “A pior avaliação continua a ser o comportamento futuro da economia brasileira”.
Já no quesito rentabilidade, para 63% será igual, 19% pior e 18% melhor. No mês anterior foi 64%, 20% e 16%. “Já o otimismo com relação ao comportamento da receita é favorável, mas em grau menor do que no início do ano. Por exemplo, em fevereiro de 2013, 76% das seguradoras brasileiras diziam que o seu faturamento seria melhor nos próximos seis meses; em agosto de 2013, essa mesma variável passou para 31%”.
No quesito faturamento das seguradoras, 62% acreditam que será igual nos próximos seis meses, enquanto no mês anterior foram 54%; 31% melhor, ante 39% do mês anterior, e 7% mantiveram a tendência de piora.
Auto mantém estabilidade
“Analisando somente o ramo automóvel, o crescimento esperado das vendas para 2013 continua positivo, embora a estabilidade dos números já esteja prevalecendo”, diz Galiza.
Para 52% dos executivos o faturamento do seguro automóvel nos próximos seis meses será igual, no mês anterior a proporção era de 38%; 37% creem na melhora - no período anterior eram 45%, e 11% acreditam que irá piorar, em julho foram 17%.
Entenda como é calculado o ICES
O ICES é um trabalho desenvolvido pela Rating de Seguros em parceria com a Revista Cobertura que foi anunciado no final de novembro de 2012. A criação de um Índice exclusivo das seguradoras tem como objetivo equiparar o mercado de seguros a outros setores da economia brasileira e mundial.
O Índice é elaborado mensalmente e, para tanto, os seguradores respondem a cerca de quatro perguntas de múltipla escolha e de ordem qualitativa sobre o crescimento da economia, a rentabilidade e o faturamento das seguradoras para os próximos seis meses.
As respostas são sigilosas e os indicadores são transformados em números, que variam entre zero e 200, justamente para o 100 ser a média.
Fonte: SEGS
Posts relacionados
Novo balanço sobre o monitoramento das operadoras de planos de saúde
O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgaram nesta terça-feira (20/08) os resultados do 6º ciclo de monitoramento sobre o cumprimento das regras de atendimento pelas operadoras de planos de saúde.
Susep habilita sistema para registro de Corretores de Microsseguro
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) habilitou o sistema de registro de corretores de seguros para receber inscrição dos Corretores de Microsseguros.
Susep publica regras para autorizar venda de microsseguro
Foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28) pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), as regras para autorização da venda de microsseguro, apólices de baixo valor voltadas para a população de menor poder aquisitivo.
Brasil avança rumo ao microsseguro
"Estamos construindo uma proposta em conjunto com a CNseg que será apresentada ao CNSP. Esperamos aprovar, até o primeiro semestre de 2012, um marco regulatório para o microsseguro no Brasil".
Seguros piratas: da cobertura
O Sincor/BA entregou dossiê ao superintendente da Susep, Luciano Portal Santanna, com detalhada apuração das atividades das empresas de seguros piratas no território baiano. O levantamento do Sindicato comprova que as associações e cooperativas de proteção veicular estão cada vez mais sofisticadas na estratégia de conquistar os consumidores por meio de coberturas diversificas e uma série de serviços agregados.
Saiba em quais situações você pode receber indenização do DPVAT
Todo mundo que sofre acidente no Brasil tem direito a um seguro obrigatório que pouca gente conhece: o DPVAT