Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/04/2013 às 09:27:58

Ibope: 90% dos brasileiros querem saber quanto pagam de impostos

A Associação Comercial de São Paulo divulgou nesta quarta-feira uma pesquisa, realizada pelo Ibope, que mostra que o brasileiro paga mais imposto do que imagina no consumo. Com margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, o levantamento ouviu 2002 entreistados em 142 municípios brasileiros. Como o imposto não vem discriminado claramente nas notas fiscais, 90% dos brasileiros responderam que "querem saber o quanto pagam de impostos".

Entre os itens abordados na pesquisa está o automóvel 1.0. Enquanto a média das respostas apontam para um imposto de 30,2%, a tributação efetiva é de 37%. Para a geladeira duplex, a média levantada com os entrevistados chega a 22,6%, enquanto o que é cobrado também chega aos 37%.

Há casos em que a diferença é ainda maior, como o da gasolina, em que se imagina pagar - na média dos entrevistados - 28% de tributos, enquanto o que é efetivamente cobrado alcança 53%. O único caso em que se imagina pagar mais é o do feijão, quando a média aponta um imposto de 17,2% e o que é pago alcança 17%.

A pesquisa mostra ainda que 65% concordam integralmente com a afirmação de que "as pessoas poderão cobrar os governos para que usem melhor o dinheiro dos impostos". De acordo com a pesquisa, 90% são a favor do imposto na nota fiscal, enquanto 8% são contrários.

Fonte: Terra

 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Micro e pequenas empresas pedem fim da substituição tributária nos estados

Representantes das micro e pequenas empresas pediram hoje (8) o fim da substituição tributária no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), imposto de responsabilidade dos estados.

Notícias Gerais, por Redação

Prévia do PIB: crescimento da economia em junho é o maior em 14 meses

A economia brasileira cresceu mais do que o esperado em junho, indicando que a atividade já estava dando sinais de recuperação. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB), subiu 0,75% em junho frente a maio.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação semanal acelera alta em 6 de 7 capitais, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mede a inflação semanal, registrou variação de 0,93%, 0,14 ponto percentual acima da taxa divulgada na última apuração, segundo dados divulgados nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar fecha a R$ 1,75 em sexto dia de baixa; Bovespa sobe 1%

O dólar comercial foi negociado por R$ 1,759, em baixa de 0,28%, nas últimas operações registradas nesta terça-feira. Trata-se do sexto dia consecutivo em que os preços da divisa americana ficam mais baixos.

Deixe seu Comentário:

=