Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/08/2012 às 18:09:41

Governo estima 1 bilhão de aparelhos com acesso à internet em 2020

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quarta-feira que o governo estima que o número de dispositivos M2M (máquina à máquina) conectados à internet vai chegar a 1 bilhão até 2020.

Segundo o ministro, esses equipamentos, que permitem a comunicação entre dispositivos --usado em geral para localização, medição, aferição de temperatura e de nível de estoque, por exemplo-- terá grande espaço para crescer no país.

"O que eu disse é que a venda de aparelhos celulares é finita. As pessoas não vão andar com 20 telefones na cintura, agora esse campo, que usa da internet também, está crescendo agora", explicou.

Segundo Paulo Bernardo, houve um crescimento de 78% no crescimento do acesso à internet no Brasil só no ano passado. Isoladamente, a internet móvel cresceu 103%", disse Paulo Bernardo.

Quanto aos domicílios conectados, Paulo Bernardo disse que o Brasil saiu da marca de 28% com acesso à conexão, em 2011, e deve chegar a 50% até o fim de 2012.

"A pretensão é chegar a 70% de domicílios com internet em 2014. Essa meta está no plano plurianual para 2015, mas estamos seguros que vamos atingi-la antes", completou Paulo Bernardo.

De acordo com o ministro, o governo planeja medidas para enfrentar o problema da baixa velocidade de acesso.

"O usuário contrata velocidade X, mas no contrato a operadora se compromete a oferecer apenas 10% disso. Vamos obrigar que a velocidade mínima seja de 40% do que foi contratado e a média fique em 60%, fazendo a migração gradativamente", afirmou o ministro.

Fonte: Folha


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Demanda do consumidor por crédito avança 12,3% em janeiro

A demanda do consumidor brasileiro por crédito aumentou 12,3% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta quinta-feira a Serasa Experian.

Notícias Gerais, por Redação

Governo federal propõe aos estados unificação da alíquota do ICMS em 4%

Resolução pode ser apreciada pelo Senado ainda esse ano. Caso os governadores cheguem a acordo, a medida poderá entrar em vigor em 2013 

Notícias Gerais, por Redação

Dilma diz que vai manter meia-entrada na Copa do Mundo-2014

Antes de se reunir com representantes da Fifa nesta segunda-feira, em Bruxelas, na Bélgica, a presidente Dilma Rousseff deixou claro que pretende resistir à pressão da entidade e não recuar da decisão de permitir a meia-entrada nos jogos da Copa do Mundo-2014.

Deixe seu Comentário:

=