Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/07/2015 às 10:29:19

Gestão de Pessoas: apenas um novo nome para os Recursos Humanos?

A chave para o sucesso está em atrair profissionais competentes

"O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra." (Aristóteles). Na busca por um novo modelo de sucesso, a evolução dos processos organizacionais no âmbito dos Recursos Humanos vem sendo chamada Gestão de Pessoas

Não é apenas um novo título para as atividades de RH. Trata-se de um formato de gestão que vai muito além das tradicionais rotinas trabalhistas e processos burocráticos.

A proposta aponta para o investimento nos profissionais, não somente selecionar, contratar e cuidar dos benefícios e holerites. O olhar é mais amplo, estratégico mesmo.

Os profissionais de RH sentando-se à mesa e participando do planejamento estratégico, cientes da visão e do negócio da Instituição, conhecendo a necessidade dos departamentos e buscando a sustentabilidade da organização, através de seleção apurada de perfis e competências que promovam e enriqueçam o produto final da empresa.

Com a evolução das tecnologias, massificação dos processos, produtos e serviços tornaram-se muito nivelados colocando os concorrentes em patamares de igualdade. Nesse contexto, o diferencial passou a ser o capital humano. Atrair e reter talentos é o grande desafio!

O diferencial está na capacidade das organizações de criar mecanismos e elaborar estratégias que mantenham e potencializem a produtividade de cada um. Não somente treinar, mas reter profissionais competentes, flexíveis, adaptáveis, com expertise e equilíbrio emocional. A maior estratégia para se obter tais profissionais e mante-los, tem sido através da valorização e reconhecimento desse ativo.

São desafios para o gestor de pessoas: identificar talentos, atraí-los e alocá-los nos departamentos e tarefas adequados para que o seu potencial possa ser aproveitado e convertido em resultados positivos.

Lidar com talentos é tarefa complicada, requer ouvir, permitir a participação nos diálogos, manter um canal de comunicação aberto e efetivamente valorizar e mostrar que valoriza tais talentos, buscar fornecer o feedback na medida e tempo oportunos, visando o aprimoramento e possíveis ajustes que se fizerem necessários, conduzindo tal profissional ao alinhamento perfeito com a organização. Faz-se necessário não ignorar o ensejo de tais profissionais, pois buscam o crescimento e o desenvolvimento de suas carreiras.

Atualmente, profissionais de tal porte, já se dão ao luxo de escolher onde desejam trabalhar e cabe a empresa tornar-se atrativa para tais talentos. Não são somente os treinamentos técnicos e programas de capacitação, eles também precisam de desafios, avaliação do seu desempenho, novos projetos e diretrizes que os motive e que permitam o aprendizado constante.
Outro fator preponderante refere-se ao favorecimento à harmonia entre trabalho e qualidade de vida. Para esse novo momento, por exemplo, a produtividade poderá não ser medida por número de horas trabalhadas e sim pelo comprometimento e a responsabilidade. Surge a necessidade de repensar o sinônimo para trabalho, que envolverá a possibilidade de uma mistura de atividades, tempo livre, estudo e aprendizado. O conceito do ócio criativo toma corpo e passa a ser considerado nas empresas. A produtividade e o comprometimento sob um novo aferidor.

Claro está que todas essas mudanças que se insinuam no ambiente organizacional, não podem nem devem invalidar os movimentos anteriores, seu objetivo é agregar e não substituir o que já vinha sendo feito até aqui, pelo contrário, os planos de saúde, programas com e para a família, participação nos lucros e outros tantos benefícios devem ser mantidos e até reforçados. O que se pretende é uma maior humanização entre as relações de trabalho e sua mão-de-obra, ainda que os objetivos da empresa com essas ações visem o lucro, bem vindas serão tais estratégias para se obtê-lo.

Fonte: Portal Administradores


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

4 sinais que indicam se uma ação vai subir

Saber o momento certo de comprar uma ação. Este é sem dúvida nenhuma um dos maiores desafios da grande maioria dos investidores, principalmente aqueles que operam no curto ou no curtíssimo prazo, com operações de day trade

Notícias Gerais, por Redação

Economia da internet representará US$ 4,2 tri do PIB do G20, diz estudo

Os negócios on-line desempenham um papel cada vez mais importante nas economias dos países e estima-se que vão representar um volume de US$ 4,2 trilhões do PIB dos países do G20 em 2016, sendo a Argentina um dos países com maior crescimento.

Notícias Gerais, por Redação

ONU: preços de alimentos devem recuar com desaceleração global

Os preços dos alimentos devem recuar levemente em 2012 devido à desaceleração da economia global, ainda que não seja esperada uma queda drástica a partir dos altos níveis observados no ano passado,

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Europa operam em alta antes de dados dos EUA

As bolsas de valores da Europa operavam em alta nesta sexta-feira, caminhando para o maior ganho semanal desde o começo da crise financeira, no final de 2008,

Deixe seu Comentário:

=