Publicado por Redação em Gestão do RH - 14/06/2023 às 10:39:17

Futuro do RH: Passos essenciais para os próximos seis meses de 2023



Transforme seu RH ainda em 2023: Prioridades e práticas para um futuro melhor no trabalho

Em meio a um ambiente de trabalho cada vez mais dinâmico e incerto, os profissionais de Recursos Humanos (RH) enfrentam o desafio de adaptar suas estratégias e práticas para melhor atender às necessidades emergentes de seus colaboradores. Aproveitar os próximos seis meses para realizar mudanças significativas pode ser crucial para garantir o engajamento e a satisfação dos colaboradores, ao mesmo tempo em que se alcança os objetivos organizacionais. Este conteúdo busca oferecer um roteiro para os líderes de RH, delineando as áreas prioritárias que merecem atenção e ação imediata.

1. Reformule o pacote de benefícios

A pandemia forçou as empresas a reavaliar seus benefícios para atender às necessidades emergentes dos funcionários. De acordo com o relatório da “Society for Human Resource Management” de 2023, os empregadores estão buscando novas maneiras de apoiar o bem-estar dos colaboradores. Nos próximos seis meses, os RHs devem investir em benefícios personalizados, considerando assistência de saúde mental, horário flexível, trabalho remoto, licença parental estendida e apoio financeiro.

2. Amplie o engajamento das equipes

Um estudo da “Gallup” de 2023 destacou a importância do engajamento dos funcionários para a produtividade e retenção de talentos. RHs devem procurar estratégias inovadoras para manter os funcionários motivados e conectados, mesmo em ambientes de trabalho remotos. Isso pode incluir encontros virtuais regulares, feedback constante, reconhecimento por conquistas e promoção de um ambiente de trabalho inclusivo.

3. Implemente ferramentas tecnológicas

À medida que a digitalização avança, a implementação de ferramentas tecnológicas eficazes é vital para otimizar as funções de RH. De acordo com o relatório da “Deloitte Human Capital Trends” de 2023, as soluções tecnológicas para gestão de talentos, análise de desempenho, recrutamento, aprendizado e desenvolvimento são essenciais. Nesse sentido, os RHs devem estar atualizados com as tendências de tecnologia e buscar soluções que atendam às suas necessidades específicas.

4. Invista em treinamentos corporativos

O desenvolvimento contínuo dos colaboradores deve ser uma prioridade. Os RHs devem planejar e implementar programas de treinamento corporativo que ajudem a aprimorar as habilidades dos funcionários, adaptando-se às necessidades do mercado. Isso pode incluir treinamento em habilidades digitais, liderança, comunicação, resolução de problemas e pensamento crítico.

5. Promova qualidade de vida e bem-estar

Finalmente, em meio às crescentes preocupações com a saúde mental e a qualidade de vida, as iniciativas de bem-estar se tornaram uma parte crítica da gestão de pessoas. De acordo com o relatório da “World Health Organization” de 2023, RHs devem criar programas de bem-estar abrangentes, com ênfase na saúde mental, fitness, nutrição e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Ao seguir esses passos nos próximos seis meses, os gestores de RH estarão bem posicionados para enfrentar os desafios do futuro do trabalho, garantindo um ambiente de trabalho produtivo e saudável para seus colaboradores.


 

Fonte: MUNDO RH
Por Francisco Carlos


Massificados

Posts relacionados

Gestão do RH, por Redação

O feedback mais difícil da minha carreira

A arte de tornar o feedback um presente, ouvindo com vontade de se desenvolver, evoluir.

Gestão do RH, por Redação

O preço do turnover: quanto as empresas perdem com a saída de um líder?

Dependendo da hierarquia da liderança que deixa seu cargo, uma empresa pode perder entre R$ 240 mil e R$ 9,3 milhões, segundo estimativas da How2Pay Consultoria.

Deixe seu Comentário:

=