Publicado por Redação em Gestão de Saúde - 04/04/2023 às 17:25:34

Estudo: 90% dos brasileiros escovam os dentes menos do que o ideal



Quantas vezes por dia você escova os dentes? A Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período de 2013 a 2019, mostrou que 9 em cada 10 brasileiros escova menos do que o necessário.

Segundo o levantamento, cerca de 90% da população brasileira higieniza a boca até duas vezes por dia e 63% usam fio dental, escova e pasta de dente. A pesquisa mostra ainda que 25% das pessoas de 45 a 59 anos, e 28% com idade entre 60 e 74 anos, perderam 13 ou mais dentes. 

Esses números podem não estar tão atualizados — vale destacar que uma nova pesquisa do Ministério da Saúde (vigência 2021-2022) está em andamento. Ainda assim, eles mostram que as condições de saúde bucal dos brasileiros estão longe do ideal. Aliás, elas são um reflexo da desigualdade social.

Conselhos importantes cuidar dos dentes

Segundo a professora do curso de Odontologia da Estácio, Carolina Freitas Lage, 

são as condições que mais acometem crianças e adultos. A dentista reitera a necessidade de bons hábitos de higiene bucal. "A escovação dentária deve ser de no mínimo três vezes ao dia e sempre após as refeições. Igualmente necessária é a visita regular ao dentista", recomenda. 

Já a docente Carla Kruger, também da Estácio, alerta que é importante estar sempre atento a qualquer alteração em relação à coloração dos tecidos bucais, sangramentos, nódulos ou dor na cavidade bucal. "Se for observado qualquer alteração que persista por mais de 15 dias, deve-se procurar um profissional odontólogo para uma avaliação", orienta.

Escovação e uso do fio dental

Apesar de ser algo recorrente, escovar os dentes não é tão simples. Além disso, é algo que está no topo de erros quando o assunto é a saúde bucal. Carla explica que todas as faces dos dentes devem ser escovadas em todos os dentes. 

"O ideal é a utilização de escova de dentes pequena com cerdas macias. Outro erro é não passar o fio dental em todos os dentes ou passar de forma incorreta. O fio dental é um complemento à escovação. Ele vai limpar entre os dentes, onde a escova não alcança", esclarece.

Posso usar enxaguante bucal?

Os cuidados diários consistem também na escolha e na forma de utilizar os produtos, como explica a Dra. Carolina. "Usar enxaguante bucal sem recomendação do dentista e de forma indiscriminada pode fazer mal, gerar ressecamento de mucosas e, consequentemente, doenças periodontais, e substâncias que promovem manchas nos dentes pelo uso prolongado", alerta a especialista. 

Além disso, ela destaca que o produto não é aconselhável para crianças menores de seis anos e, mesmo para adultos, só deve ser usado mediante recomendação de um cirurgião dentista. 

Prevenção desde a infância

Se engana quem acredita que  os cuidados com a saúde bucal só devem começar após os primeiros dentes nascerem. O médico pediatra e docente do IDOMED, Dr. Alexander Engelberg, explica que não é bem assim. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, mais da metade das crianças de cinco anos tem experiência de cárie dentária. "A boca é a porta de entrada dos sistemas respiratório e gastrointestinal, principal via de acesso para infecções. Escovar os dentes é uma atividade que faz parte da higiene corporal, assim como tomar um banho", explica.

Alexander Engelberg relembra, ainda, que existe creme dental adequado para bebês, uma vez que existe o risco de o bebê engolir um pouco do produto, sendo necessário utilizar apenas uma quantidade semelhante a um grão de arroz. Quando a criança aprender a cuspir, a quantidade de creme a ser colocado na escova deve ser do tamanho de um grão de ervilha, indica o profissional.



Fonte: Terra - Saúde em Dia (Milena Vogado)


Massificados

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=