Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 20/08/2012 às 11:49:32

Estresse engorda e desencadeia doenças

Pesquisa aponta que estado emocional pode atrair ou ajudar a prevenir doenças

Será que nosso estado emocional pode atrair ou ajudar a prevenir doenças? Um estudo realizado por Cientistas da Universidade de Carnegie Mellon, em Pittsburgh, EUA, aponta que sim. O trabalho identificou que a condição psicológica do ser humano altera a capacidade do hormônio cortisol, que possui diversas funções no nosso organismo e regula a resposta inflamatória, provocando um aumento de trabalho das glândulas suprarrenais.

E quando produzido em excesso, reação que acontece principalmente nas situações de estresse, esse hormônio provoca também a retenção de líquido e acúmulo de gordura. Como se sabe as inflamações podem provocar o surgimento e o desenvolvimento de muitas doenças como as cardiovasculares, a asma e as doenças autoimunes.

O estudo, liderado por Sheldon Cohen e publicado na prevista Proceedings of the National Academy of Sciences, ajudará a identificar quais doenças podem ser influenciadas pelo estresse e como impedir que esses males se desenvolvam.

Enquanto isso não acontece, medidas simples para baixar os níveis do hormônio cortisol podem ser adotadas: prática de exercícios, alimentação equilibrada, sono regular e diminuição de cafeína.

Fonte: R7


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Desafio: trabalho conjunto para implantação de tecnologia

Hospital Estadual Vila Alpina (SP), em conjunto com a Prime Interway e a Disclinc, implantaram com sucesso sistema de códigos de barras para controle de medicamentos

Saúde Empresarial, por Redação

Higienização das mãos é capaz de reduzir em 70% casos de infecção

Com uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, o grupo Santa Joana alcançou índice de infecção hospitalar de 0,3%, o que é baixo se comparado à média nacional de 2,8%

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos podem tirar dúvidas por 0800

Iniciativa faz parte da Rede Telessaúde Brasil e está disponível aos profissionais que pelo Provab atuam na atenção básica das periferias e dos municípios mais carentes

Saúde Empresarial, por Redação

Conheça dez maneiras de prevenir o diabetes tipo 2

A taxa de diabéticos nas capitais brasileiras em 2011 foi de 5,6% da população, ficando em 5,2% entre os homens e 6% entre as mulheres, segundo dados da pesquisa Vigitel 2011 divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde.

Deixe seu Comentário:

=