Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/05/2013 às 16:05:24

Economia cresceu em ritmo mais intenso no 1ª trimestre, diz Tombini

A economia brasileira cresceu em ritmo mais intenso no primeiro trimestre e as projeções indicam expansão do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano ao redor de 3%, avaliou o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, nesta quinta-feira.

Em discurso na abertura do XV Seminário de Metas para a Inflação, no Rio de Janeiro, Tombini afirmou ainda que o principal suporte à economia brasileira continuará sendo o mercado interno, e que os atuais níveis de liquidez e taxas de juros são específicas para o momento atual.
 
Sobre a inflação, ele afirmou que o banco está atuará de forma tempestiva para fazer a inflação cair na segunda metade do ano. "O Banco Central está vigiliante e fará o que for necessário, com a devida tempestividade, para colocar a inflação em declínio no segundo semestre e assegurar que essa tendência persista no próximo ano", afirmou ele.
 
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) IPCA fechou abril a 0,55%, ficando em 12 meses em 6,49%, muito próximo do teto da meta de inflação do governo de 6,5%, ainda pressionado pelos preços dos alimentos. Tombini disse que houve choques de oferta de alimentos, entre outros fatores, que contribuíram para manter a inflação em niveis elevados, mas que ela está sob controle.
 
"A inflação está e continuará sob controle", afirmou ele, acrescentando que a comunicação é parte integrante da política monetária. No mercado futuro de juros, as taxas passaram a subir após a fala de Tombini. Em abril passado, o BC deu início a mais um ciclo de aperto monetário, ao elevar a Selic a 7,5%, dando sinais de que o movimento deve continuar.
 
Tombini voltou a repetir que a cena externa continua complexa e com riscos elevados, mas que os países emergentes têm mostrado melhora. "Nas economias emergentes, de maneira geral, o ritmo de atividade tem melhorado. Em grande parte isso se deve à demanda doméstica", afirmou ele.
 
Fonte: Terra

Seguro Educacional

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Taxa de câmbio: Entenda o que é e como ela afeta a economia do país

A crise econômica de 2009 continua a abalar a economia de diversos países europeus, principalmente os menos desenvolvidos, como Espanha e Grécia.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado prevê tímida redução de juros em 2013

Analistas do mercado financeiro consultados semanalmente pelo Banco Central (BC) apostam numa tímida redução da taxa básica de juros, a Selic, em 2013.

Notícias Gerais, por Redação

Valor de empresas listadas na Bovespa cai 10,5% em 2011

O valor de mercado das empresas listadas na BM&FBovespa caiu 10,5% em 2011, em relação ao ano anterior, totalizando R$ 2,29 trilhões, referente a 373 companhias. Em 2010, o valor era de R$ 2,56 trilhões, referente a 381 empresas.

Deixe seu Comentário:

=