Publicado por Redação em Gestão de Saúde - 07/02/2023 às 15:15:17

Duas dicas certeiras para superar a fobia social no trabalho

duas-dicas-certeiras-para-superar-a-fobia-social-n-4476.jpg

Muitas pessoas buscam a terapia para controlar a fobia social no trabalho. Eles fazem perguntas como:

• "Como posso parar de me sentir tão nervoso ao interagir com colegas?"
• "Por que tenho dificuldade para falar nas reuniões?"
• "Por que evito eventos de networking e outras oportunidades que podem me ajudar a avançar na minha carreira?"

Se essas perguntas parecem familiares, você provavelmente se sente sobrecarregado e inseguro sobre como navegar em sua vida profissional. A ansiedade social pode atrapalhar o progresso na carreira, pois pode dificultar a formação e a manutenção de relacionamentos profissionais, falar em reuniões e defender a si mesmo.

No entanto, é importante lembrar que a fobia social é um problema comum e existem muitas maneiras eficazes de gerenciá-la. Seu sucesso no trabalho é parcialmente determinado por sua capacidade de interagir com seus colegas e formar relacionamentos profissionais eficazes. Com as estratégias certas, você pode aprender a gerenciar sua ansiedade social e alcançar seus objetivos de carreira.

Aqui estão duas dicas para ajudá-lo a lidar com a ansiedade social no trabalho.

1. Entenda que ter fobia social não significa que você não precisa de interação social

Um estudo publicado no Journal of Anxiety Disorders descobriu que a necessidade central de conexão humana está presente em pessoas com fobia social e elas lutam para enfrentá-la em certas circunstâncias e com certas pessoas. Partindo dessa premissa, podemos eliminar padrões de pensamento nocivos em relação à fobia social.

O diálogo interno que temos com nós mesmos pode desempenhar um papel significativo na formação de nossas percepções e ações. É importante que aqueles que lutam contra a ansiedade social no local de trabalho estejam atentos ao diálogo interno negativo que pode perpetuar sentimentos de ansiedade e insegurança.

Por exemplo, em vez de dizer a si mesmo ?Nunca falei em uma reunião antes, então não há necessidade de começar agora?, reformule seu pensamento dizendo ?Tive uma ideia que facilitará a vida de todos na equipe, então eu mereço ser ouvido.?

Essa mudança de pensamento pode ajudar a reduzir a ansiedade e, com tempo e prática, aumentar a confiança, levando a interações mais positivas e melhores resultados no trabalho. Além disso, é importante lembrar que é normal sentir ansiedade em determinadas situações e praticar a autocompaixão.

2. Se abra para os outros para amenizar os efeitos de sua fobia social

Um estudo publicado em Cognitive Therapy and Research descobriram que pessoas com ansiedade social podem parecer menos simpáticas para os outros nos primeiros segundos depois de conhecê-los.

No entanto, este estudo também descobriu que essas primeiras impressões negativas podem ser melhoradas por meio da autorrevelação, que é quando uma pessoa compartilha informações ou sentimentos pessoais com outras pessoas.

Os resultados deste estudo podem ser interessantes para quem luta contra a ansiedade social no trabalho. Se as pessoas com ansiedade social forem capazes de se abrir e compartilhar seus sentimentos com seus colegas de trabalho, elas poderão melhorar sua simpatia no trabalho.

Os pesquisadores descobriram que, embora as pessoas com ansiedade social revelem menos sobre si mesmas durante as interações sociais, quando o fazem, isso é percebido positivamente pelos outros. Isso sugere que as pessoas que estão sendo prejudicadas pela ansiedade social no trabalho podem se beneficiar de um esforço consciente para se abrir e compartilhar seus sentimentos.

Conclusão

É importante lembrar que a fobia social é um problema comum e pode ser especialmente desafiador em ambientes profissionais. Porém, com um pouco de trabalho, é possível controlá-la e melhorar seu relacionamento com os colegas. Ao ser aberto e honesto sobre o desafio que enfrenta, você pode construir uma relação de confiança e compreensão com seus colegas de trabalho e, em última análise, ter mais sucesso no trabalho.

Se sua ansiedade social está causando sofrimento significativo, procurar ajuda de um profissional de saúde mental pode ser benéfico.

Fonte: Forbes Brasil


Seguro Educacional

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=