Dicas para não pisar errado
Se você sente dores na coluna, nos quadris ou nos joelhos, saiba que ela pode ser causada pela maneira como você pisa. Segundo especialistas, observar o desgaste da sola do calçado é uma forma simples de avaliar se há algo errado com a sua pisada.
O Dr. Benjamin Apter, especialista em Medicina Esportiva, Fisiologia do Exercício e diretor da rede de academias B-Active explica.
"Para corrigir este problema, é preciso procurar ajuda profissional. Hoje em dia, é possível fabricar palmilhas que se adequam exatamente aos pés e corrigem os desequilíbrios da pisada," afirmou.
Segundo o especialista, testes dinâmicos, realizados com o auxílio de uma plataforma eletrônica, registram a impressão plantar dos pés e, a partir dos resultados, é confeccionada uma palmilha personalizada. A tecnologia mostra-se mais eficaz do que os testes estáticos, que foram a base da fabricação de palmilhas durante muitos anos. "A avaliação dinâmica consegue identificar os pontos de maior contato durante a pisada. Inclusive, é possível notar diferenças entre o pé esquerdo e o direto e, assim, fabricar palmilhas que corrijam os desequilíbrios de cada lado corpo," lembrou o médico.
Pesquisas mostram que existem três tipos de pisada:
Neutra - a pisada se inicia no lado externo do calcanhar e com uma rotação moderada termina no centro da planta do pé.
Pronada - a pisada se inicia no lado externo do pé, mas com uma rotação acentuada termina no dedão. A sola se desgasta mais na parte interna.
Supinada - a pisada se inicia no lado externo do calcanhar, mantêm o contato com o solo nesta região e termina no dedinho do pé. O solado costuma se desgastar mais rapidamente na parteexterna.
Fonte: vilamulher.terra.com.br