Outono: mudanças de temperatura já exigem cuidados


Dia após dia a temperatura vai ficando mais baixa: é o outono preparando o inverno. Já é época de alguns cuidados.

Conhecida como “época transição” entre o calor do verão e o frio do inverno, o outono literalmente apresenta características de ambas as estações, havendo variações significativas nas condições do tempo e queda gradativa da temperatura até a chegada final do Inverno.

A diferença é que, ao contrário dos dias frios que surpreenderam uma parte dos brasileiros em alguns dias do último verão, no outono a volta do calor não tende a ser vigorosa como ocorrido recentemente, embora dias mais quentes e bem ensolarados sejam comuns durante a estação.

Por isso é bom não aguardar a chegada do inverno para tomar alguns cuidados com a saúde nesse período. Muitas pessoas se preparam para o inverno, mas se esquecem que no outono o frio já passa a fazer parte do dia-a-dia.

Algumas medidas para evitar problemas respiratórios e alérgicos podem ajudar. A principal delas é ficar atento a essas variações de temperatura, bastante típicas. É bom sempre ter um agasalho à mão ou deixar algum de prontidão nos lugares em que habitualmente você freqüenta (no trabalho, por exemplo) para não ser pego de surpresa. O importante é não se deixar enganar pela aparência de “verão” – no outono, o sol pode aparecer, mas o frio pode surgir facilmente.

Outra questão é que começam a aparecer as noites mais frias, motivo para tirar da gaveta mantas e agasalhos. Antes de usá-los, porém, o ideal é fazer uma lavagem preventiva mesmo que o tecido esteja aparentemente limpo ou tenha sido lavado no término do inverno passado. A lavagem removerá a poeira e os ácaros que se acumulam naturalmente no tecido. Nesses casos, o ideal é também fazer a secagem ao sol, aproveitando que ele ainda aparece com força durante a estação.

Outra dica muito importante é a vacinação contra a gripe, em especial a H1N1, a chamada “gripe suína”. O serviço público já está vacinando os diferentes grupos de pessoas e convém ficar atento à tabela de vacinação. Confira aqui as campanhas de vacinação.

O importante é não deixar o outono enganar: o clima vai mudar e as semanas de tempo ensolarado e úmido aos poucos vão ficar mais frias e secas. Cuidar da saúde já nesta estação garante a preparação para um inverno mais tranquilo e deixa espaço para você apreciar a temperatura mais amena mas ainda bastante agradável desse período do ano.

Fonte: www.clubesanguebom.com.br