Olhos vermelhos são menos atraentes


A beleza está nos olhos: “olhos vermelhos” são associados à tristeza e considerados menos atraentes.

Dizem que a beleza está nos olhos de quem vê, mas um novo estudo revela que o inverso também é verdadeiro. Pesquisa publicada no jornal Ethology descobriu que pessoas com olhos vermelhos são consideradas mais tristes e menos atraentes do que as pessoas cujos olhos são brancos.

“Olhos vermelhos são importantes no diagnóstico do médico e na cultura popular”, diz o autor da pesquisa Dr. Robert R. Provine, da Universidade de Maryland. “Queríamos saber se eles influenciam o comportamento cotidiano e as atitudes daqueles que os vêem”.

Olhos vermelhos ocorrem quando pequenos vasos sanguíneos da membrana conjuntiva, normalmente transparente sobre a superfície do olho, tornam-se maiores e ficam congestionadas de sangue, dando uma tonalidade avermelhada na esclera subjacente, a parte branca dos olhos. Acredita-se que a vermelhidão da esclera pode ser um sinal importante do estado emocional e biológico de uma pessoa.

“Se você encontrou um amigo com os olhos vermelhos, não tem como ter certeza se deve oferecer simpatia ou assistência médica. Olhos vermelhos pode ser um sinal de choro, de alergias ou doenças infecciosas”, afirma Provine.

Para fazer o estudo, foram mostrados a 208 voluntários imagens de 200 olhos, metade com a esclera branca e metade com a esclera tingida de vermelho por processamento de imagem digital. Os voluntários foram questionados sobre o quão tristes, saudáveis e atrativos os donos dos olhos eram. Os resultados revelaram que as pessoas com olhos vermelhos foram considerados mais tristes, menos saudáveis e menos atrativos em comparação às pessoas com escleras brancas.

Este é o primeiro estudo a demonstrar que a vermelhidão dos olhos é percebida como um sinal de emoção. Os serem humanos parecem ser a única espécie que utiliza a coloração dos olhos como um indicador de saúde ou emoção. Isso porque outros primatas não têm fundo branco da esclerótica o suficiente para que a conjuntiva avermelhada se torne visível.

“Os padrões de beleza variam através das culturas, no entanto, a juventude e a sanidade estão sempre na moda porque eles estão associados com a aptidão reprodutiva”, comenta Provine. “Traços como cabelos longos e brilhantes e pele macia e vistosa são vistos como sinais de saúde”. Agora, olhos brancos se juntam a essas características como padrão universal para a percepção da beleza e um sinal de saúde e aptidão reprodutiva. Dado esta descoberta, os colírios podem ser considerados um produto de beleza.

Fonte: www.saudedicas.com.br