Nutricionista dá dicas para comer chocolate na Páscoa sem engordar


O período de Páscoa costuma servir de pretexto para que a gente coma mais chocolate do que o normal sem aquele incômodo do sentimento de culpa. Para você não se deparar com resultados desagradáveis depois do feriado, a nutricionista Noadia Lobão, do Rio de Janeiro, dá dicas e alerta sobre o consumo deste saboroso alimento.

De acordo com a nutricionista, o chocolate é considerado saudável e nutritivo, mas deve-se ter cuidado com a quantidade. Pesquisas mostram que para se obter os benefícios nutricionistas do chocolate, a quantidade ingerida não deve ultrapassar de 38g por dia.

Na hora da compra, Noadia recomenda optar pelos que têm maior teor de cacau e, consequentemente, menos açúcar. As opções com menor quantidade de gordura saturada e trans também devem ser priorizadas.

O chocolate mais escuro contém mais cacau e menos açúcar do que o chocolate ao leite. Há pesquisas que indicam que o leite e o alto teor de açúcar normalmente adicionados aos chocolates mais claros reduzem a capacidade do organismo de absorver antioxidantes.

Se você exagerou na Páscoa, Noadia recomenda que, na semana seguinte, a pessoa coma alimentos mais leves, como frutas ricas em fibras, e beba bastante água para hidratar o corpo. Além disso, deve-se dar preferência a refeições com carne branca, legumes e saladas.

Outras dicas são fazer atividades físicos, acompanhados de um profissional de saúde especializado e, se a “culpa” for muito grande, procurar um nutricionista para saber se não é o caso de fazer uma dieta de desintoxicação.
 
Fonte: www.centralplanosdesaude.com.br