Como utilizar melhor seu plano de saúde?


1 - Em caso de dúvida de sintomas procure sempre um Clínico Geral, ele facilitará a identificação do diagnóstico e poderá indicar um especialista correto caso necessário. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) 80% dos diagnósticos são resolvidos pelas especialidades básicas. Quando você procura um Clínico, otimiza seu tempo não tendo que gastá-lo com várias opiniões de outros especialistas e libera o consultório especializado para outro cliente que realmente esteja precisando, evitando o congestionamento de consultas muitas vezes desnecessárias.
 
2 - Procure levar em suas consultas os últimos exames realizados, isso evita ter que repetí-los novamente.
 
3 - Quando não puder comparecer à consulta ou exame, cancele antecipadamente. Assim você estará colaborando para que outro cliente possa ser atendido. Cerca de 20% dos clientes que marcam consultas, não comparecem para fazê-la.
 
4 - Nas consultas e exames leve sempre seu cartão do convênio e o seu documento de identificação pessoal, desta forma evitaremos que outras pessoas utilizem o plano indevidamente.
 
5 - Em caso de urgência ou emergência procure sempre o atendimento em pronto-socorros ou pronto-atendimentos.
 
6 - Atualize sempre os seus dados cadastrais para evitar contratempos.
 
7 - Antes de realizar exames, procure se informar sobre os procedimentos preliminares (jejum, abstinência, etc) no laboratório ou clínica em que será realizado o procedimento.
 
8 - Não é necessário sempre visitar o médico, algumas dúvidas podem ser sanadas apenas com uma ligação telefônica para seu médico. Para algumas questões de saúde o telefone é um excelente meio de comunicação.

9 - Escreva tudo o que você deseja discutir com o seu médico, isso ajuda a manter a atenção no que realmente lhe incomoda. Leve a lista e leia antes de começar a consulta.
 
10 - Peça sempre informações das guias que está assinando, isso evita cobranças indevidas de procedimentos não realizados.
 
11 - Ao procurar um pediatra  para seu filho, consulte apenas o filho que realmente está precisando. Não utilize dessa consulta para atendimento aos outros filhos que não estão precisando, essa atitude onera o plano de saúde e eleva os custos para sua empresa.
 
12 - Procure sempre questionar os exames pedidos, qual o objetivo e qual  a sua eficiência diagnóstica, essa atitude evita a multiplicação de vários exames que muitas vezes causam problemas à saúde.

13 - Não se automedique, ato que poderá ser prejudicial a sua saúde ou ao tratamento que seu médico iniciou ou iniciará.

14 - Não troque de especialista a todo momento, pois o profissional necessita realizar um acompanhamento da evolução do tratamento para o seu bom resultado.

15 - Procure sempre utilizar seu plano com consciência e dessa forma estará contribuindo para preservação desse benefício em sua empresa, pois a final de contas alguém vai pagar a conta quando não utilizamos corretamente.

Fonte: www.sindct.org.br