Coração


Embora a maioria das pessoas com doença coronariana tenha o mesmo problema básico, isto é, uma obstrução das artérias coronárias, nem sempre elas têm os mesmos sintomas. Alguns desenvolvem angina, outros têm ataque do coração. Uma pequena proporção de indivíduos pode desenvolver insuficiência cardíaca sem ter tido nenhum sintoma anterior. Poucos sabem precisamente o que determina esses desfechos.

DOR NO PEITO

Nem toda dor no peito é causado pela doença coronariana. Ninguém pensaria que tem um problema cardíaco depois de cair e machucar as costelas, por exemplo, muitos de nós já tivemos a experiência de uma indigestão com dor, que se pode irradiar para o peito. Talvez você pense que é fácil distinguir a dor no peito causada por uma doença do coração de outros tipos de dores, mas na verdade essa diferenciação pode ser difícil, até mesmo para um médico experiente.

Angina pectoris significa dor no peito em latim. É causada por exercício físico e desaparece quando você repousa. Na DCC, a dor se origina nas fibras musculares do peito, que não tem oxigênio suficiente para o esforço que estão realizando.

A angina geralmente dura de 2 a 3 minutos e não mais que 10. Pode aparecer quando você sobe uma ladeira, anda contra o vento ou sobe escadas, mas também pode aparecer após um esforço relativamente leve, como quando você se veste. Ela é geralmente pior no inverno e quando você se exercita depois de comer, como, por exemplo, quando leva o cachorro para passear depois do café da manhã.

Angina Instável – em geral a angina é bastante previsível, mas se a obstrução coronária aumentar  ou se aparecer um coágulo na superfície, a doença pode entrar em uma nova fase – angina instável . Você pode repentinamente descobrir que só consegue andar pequenas distâncias sem ter dor ou que tem dor quando faz serviços leves em sua casa, ou mesmo quando sobe as escadas para ir dormir. Algumas vezes você pode ser acordado no meio da noite por um ataque de angina. Uma mudança no padrão da dor é um fator importante e deve ser relatada para seu médico. A angina instável pode levar a um ataque do coração, por isso é importante adotar medidas de prevenção.

Ataque do coração – A dor é a mesma que na angina, mas em vez de melhorar quando você descansa, ela piora. As pessoas que já experimentaram dizem que é a pior dor que já sentiram em toda sua vida. O indivíduo que está tendo um ataque do coração pode ficar pálido, molhado de suor e frio ao tato. Com freqüência ele se sente nauseado e pode vomitar . Algumas pessoas que sofreram ataques do coração nunca haviam apresentado nenhum sintoma cardíaco anterior, o ataque foi repentino. Contudo a maioria das pessoas tem uma dor intermitente por semanas ou meses à medida que os vasos sanguíneos se tornam gradativamente obstruídos.

A DIFERENÇA ENTRE A ANGINA E O ATAQUE DO CORAÇÃO

A diferença entre os dois é que, enquanto a angina deixa o músculo cardíaco com pouco oxigênio, mas basicamente inalterado, no ataque do coração uma parte do músculo morre por falta de oxigenação.

Em aproximadamente 20% dos casos, os sintomas de um ataque do coração podem ser leves e confundidos com uma indigestão. Isto acontece com freqüência entre idosos e diabéticos talvez porque as fibras do coração não sejam tão sensíveis neste grupo de pessoas.

OUTRAS CAUSAS DE DOR NO PEITO

Todos nós temos dores no peito como também em outras partes do corpo. As causas prováveis incluem:

Indigestão ou azia

O esôfago, que vai da boca ao estomago, fica exatamente atrás do coração e tem a mesma inervação que ele, por isso, a dor no esôfago, a azia, é muitas vezes parecida com a dor do coração. A azia pode ocorrer a qualquer hora, mas é geralmente relacionada com comida, iniciando-se mais ou menos uma hora depois das refeições ou quando o estômago está vazio. A azia também pode aparecer à noite quando você se deita, porque um pouco de ácido do estômago está vazio, porque um pouco de ácido do estomago pode retornar ao esôfago e causar uma irritação. A azia melhora com mais comida, leite ou antiácidos, mas bebidas quentes ou alcoólicas a agravam.

A indigestão não é, entretanto, causada por exercício físico. Portanto se você sente uma dor no peito quando anda, mesmo que faça você arrotar, é mais provável  que ela seja no coração. Consulte seu médico.

Pleurisia

Uma infecção no pulmão, como a pneumonia, pode causar uma dor forte no peito chamada pleurisia. A dor é geralmente uma pontada que aparece em apenas um lado do peito e que piora quando você tosse o respira fundo. Isto é bem diferente da dor constante e opressora do coração que se irradia por todo o peito.

Dor muscular

Ao longo das costas e entre outras costelas encontram-se músculos que tem um papel importante na respiração e que, como todo músculo, estão sujeitos à dor reumática. Esta dor está geralmente confinada a uma pequena área do peito, o na frente ou atrás. Ela piora com determinadas posições quando você se vira. Pode durar algumas horas ou até dias para depois desaparecer por algumas semanas.

OUTROS TIPOS DE DOR NO PEITO

A dor no peito pode ser assustadora e, frequentemente, faz as pessoas pensarem que estão tendo um ataque do coração. Contudo, existem várias causas menos graves para a dor no peito, como problemas nas costas e infecções.

Existem outras causas de dor no peito , embora sejam menos freqüentes:

Herpes Zoster – essa infecção pode causar uma dor intensa em todo o peito por dois ou três dias antes do aparecimento da erupção de pele típica, com bolhas na área dolorida.
Infecções Virais – Resfriados ou vírus semelhantes ao da gripe podem afetar a cartilagem que liga as costelas ao osso do peito. Quando isso acontece, o peito vai ficar sensível à pressão, mas a dor é muito diferente da dor do coração.

Nervo Comprimidoàs vezes, uma pressão nos nervos das costas ou do pescoço pode causar uma dor que se irradia pelo braço ou por todo o peito. Isto pode ser causado por um disco danificado ou por artrite na coluna. Uma outra causa freqüente, especialmente em mulheres é o colapso de um osso da coluna, geralmente causado pela osteosporose na qual os ossos se tornam quebradiços e frágeis.

PALPITAÇÕES

As palpitações – batimentos cardíacos irregulares – são freqüentes. São geralmente causados pelo stress, ou pelo excesso de cigarros, café ou chá. Algumas pessoas também podem ter um “curto-circuito” elétrico que origina um batimento cardíaco muito rápido, mas isso não é comum.

As pessoas com doença coronariana também podem desenvolver problemas do ritmo cardíaco, mas isso é mais provável depois de um ataque do coração, por isso seu médico prescreverá medicações especiais para controlar este fenômeno. Se as suas palpitações estiverem associadas à fraqueza, falta de ar ou dor no peito, você deve procurar o seu médico assim que possível.

FALTA DE AR

Existem muitas causas para a falta de ar, sendo as mais comuns a bronquite crônica, o enfizema e a asma. A insuficiência cardíaca também causa falta de ar e pode afetar alguém que tenha tido um ataque do coração. Se o coração não está funcionando adequadamente, ocorre um acúmulo de fluido nos tecidos dos pulmões que resulta em falta de ar e pode afetar alguém que tenha tido um ataque do coração. Se o coração não está funcionando adequadamente, ocorre um acúmulo de fluido nos tecidos e nos pulmões que resulta em falta de ar. Você pode ter dificuldades, então, de se deitar na cama ou pode acordar no meio da noite com dificuldades para respirar. Você pode também desenvolver uma tosse com um pouco de secreção ou com escarro sanguíneo.

Quando o fluido é retido em algum lugar do corpo, você pode ter um inchaço nos tornozelos ou sentir dor no estômago porque o seu fígado e seus intestinos estão inchados.
Se você já sabe que tem uma doença do coração, uma piora da falta de ar ou uma tosse persistente podem ser sinais importantes. Existem novas medicações para o tratamento
da insuficiência cardíaca e quanto mais cedo você procurar ajuda, melhor será para o tratamento.

FONTE: Guia da Saude Familiar – DOENÇAS DO CORAÇÃO, Publicado pela ISTOÉ com supervisão médica do Hospital Israelita Albert Einstein