Publicado por Redação em Gestão de Saúde - 19/07/2022 às 15:12:51

Cuidado! Uma simples doença na gengiva pode matar



A boca é uma verdadeira colônia de bactérias, que se fixam na superfície dos dentes, nas próteses ou na própria mucosa, formando o biofilme. Esses micro-organismos, se acumulados, podem causar doenças locais, como a cárie, a gengivite e a periodontite, mas também podem desencadear problemas em outras partes do corpo. 

Falar que a gengivite pode causar problemas cardíacos parece um desses boatos espalhados na internet. Porém, estudos indicam que as pessoas com cardiopatia têm de duas a três vezes mais problemas periodontais em comparação com quem não tem doença coronariana.

Isso ocorre pois o ferimento na gengiva causado pela periodontite é a porta de entrada para as bactérias caírem na corrente sanguínea. Quando isso acontece, há o risco de parar no coração, provocando inflamação nas artérias. Esse processo pode aumentar, inclusive, os níveis de colesterol de um indivíduo. 

No Brasil, uma em cada duas pessoas tem gengivite, e a causa principal é o acúmulo de bactérias, que formam a placa, entre a gengiva e o dente. Para evitar que isso ocorra, é necessário escovar a língua e os dentes após cada refeição e usar o fio dental.

Se você desconfia que já tem o problema, consulte um dentista para fazer a limpeza e retirar o tártaro. Em casos mais graves, é necessário fazer uma operação para remover o excesso de biofilme e fixar os dentes soltos. 



Fonte: Portal Terra


Seguros Pessoais

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=