Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/09/2011 às 18:38:49

Contratos futuros de petróleo avançam refletindo furacões em região produtora

SÃO PAULO - Os principais contratos futuros de petróleo fecharam em alta nessa quinta-feira (1), refletindo a temporada de furacões no golfo do México, já que reduz a perspectiva de oferta para a commodity. A alta foi limitada pelo desapontamento sentido pelo mercado após a agenda econômica norte-americana mostrar números abaixo do esperado.

A cotação do barril de petróleo Brent, negociado no mercado de Londres, fechou a US$ 115,15 nesse pregão, alta de 0,57% em relação ao último fechamento. Já nos EUA, o contrato com vencimento em outubro, que apresenta maior liquidez no mercado de Nova York, fechou cotado a US$ 88,93 por barril, configurando um avanço de 0,14% frente ao fechamento anterior.

A temporada de furacões no golfo do México, uma região fortemente produtora da commodity, colaborou para essa alta, já que empresas fecharam suas plataformas e evacuaram seu pessoal da região, diminuindo a produção. A oferta da matéria-prima deverá ser danificada por conta dessa situação, traduzindo-se como pressão de alta no preço.

Também colaborando para a elevação do preço do petróleo, o indicador ISM Index, responsável pela mensuração do nível de atividade industrial nos EUA, atingiu 50,9 pontos, mostrando alta na produção - e por consequência, uma maior necessidade pela matéria-prima, da qual a matriz energética norte-americana é dependente.

Agenda econômica
O Initial Claims registrou um total de 409 mil novos pedidos na semana até 27 de agosto, frente às projeções que giravam em torno de 407 mil solicitações. Já o Productivity & Costs, referente à produtividade da mão-de-obra da economia norte-americana, excluída a agropecuária, apontou queda no segundo trimestre, recuando 0,7%.

Ainda na principal economia do mundo, o Construction Spending  que mede os gastos públicos e privados decorrentes da construção de imóveis, caiu 1,3% em julho. Esses números, predominantemente negativos, reduzem a perspectiva para a demanda no segundo país que mais a consome.

Por fim, nesta manhã, foi divulgado o índice de manufaturas da Zona do Euro, medido pelo PMI (Purchasing Managers Index), que terminou agosto em seu menor nível em um ano, a 49 pontos.

Fonte: web.infomoney.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Inflação semanal acelera para 0,51%, puxada por habitação

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S), que mede a inflação semanal, acelerou a alta para 0,51% na terceira quadrissemana de março, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Apesar da crise, brasileiro deve ter crédito moderado em 2012

Apesar do agravamento da crise econômica mundial nos países desenvolvidos, os empréstimos de bancos e outras instituições financeiras aos consumidores brasileiros deverão aumentar em 2012, só que em ritmo mais lento que o verificado em 2011.-

Notícias Gerais, por Redação

Ministério Público vai investigar médicos do HC de Botucatu (SP)

O Ministério Público Estadual de São Paulo vai instaurar inquérito civil para apurar acusações de que médicos do Hospital das Clínicas de Botucatu (238 km de São Paulo) estariam descumprindo sua carga horária.

Deixe seu Comentário:

=