Consumo Habitual de Café Diminui Risco de AVC


Esta pesquisa, que usou dados de enfermeiros americanos descobriu que mulheres que bebiam duas ou mais xícaras de café por dia tinham um risco 20% menor de AVC do que aqueles que não bebiam café.

Pesquisadores da Universidade Autônoma de Madri, em colaboração com pesquisadores da Universidade de Harvard analisaram o impacto do consumo de café no risco de derrame.

Para este foram examinados os hábitos alimentares e estilo de vida de 80 000 enfermeiras americanas, que foram contatados a cada dois anos para mostrar o seu consumo de café, chá e outras bebidas com cafeína, com esta informação é normalmente calculada sua média de consumo.

Além disso, entramos em contato com os respectivos centros de saúde para aqueles que sofreram um acidente vascular cerebral. Após 24 anos de seguimento, foram documentados 2.280 casos de AVC nessas mulheres.

Neste estudo, os pesquisadores levaram em conta os fatores que aumentam o risco de AVC, como idade, tabagismo, sobrepeso, sedentarismo, etilismo e dieta pouco saudável. Portanto, na sua análise à eliminação do efeito destes fatores, a fim de ser capaz de ver que o café reduz o risco de derrame em mulheres não-fumantes que consumiam pelo menos três xícaras de café por dia.

Em mulheres fumantes, os efeitos benéficos desta bebida não compensariam os efeitos adversos significativos sobre a saúde.

Outras bebidas com cafeína, como chás e refrigerantes não afetaram o risco de derrame .No entanto, o consumo de café descafeinado também diminuiu o risco de acidente vascular cerebral, sugerindo que outras substâncias que a cafeína produz tambem têm esses efeitos benéficos.

Assim, a hipótese de que os antioxidantes estão presentes nesta bebida que produz um efeito benéfico nos vasos sanguíneos e, assim, reduz o risco de doença cardiovascular. Estesresultados se juntam a pesquisa anterior, no qual os autores verificaram que o consumo de café não aumenta o risco de ataque cardíaco, e têm protegido diabetes.

Fonte: www.saudedicas.com.br