Publicado por Redação em Gestão de Saúde - 28/12/2023 às 08:21:00

Conexão emocional é a principal estratégia de liderança para 2024



Com os desafios globais e as mudanças rápidas no cenário empresarial, contar com uma liderança capacitada deve fazer parte da estratégia do negócio.

Dados da consultoria Gallup revelam que funcionários que confiam na liderança da sua organização têm quatro vezes mais probabilidade de se envolverem. Mas não é só isso: têm 58% menos probabilidade de procurarem um novo emprego.

Já o Índice de Relacionamento com o Trabalho – estudo global que ouviu mais de 12 mil pessoas e que foi divulgado recentemente pela HP (Hewlett-Packard Company) – mostra que o futuro do trabalho se baseia na conexão emocional. Segundo o estudo, as pessoas querem uma cultura na qual possam ser autênticas no trabalho.

“Os funcionários, especialmente os trabalhadores do conhecimento da Geração Z e da Geração Millenials, desejam líderes empáticos e emocionalmente inteligentes, que possam criar uma cultura organizacional onde se sintam pertencentes”, aponta.

Segundo o estudo, a fluência emocional se tornou tão importante que 64% dos trabalhadores do conhecimento optariam por receber menos para trabalhar em algum lugar com liderança emocionalmente inteligente.

Para Marcelo de Abreu, especialista em liderança e Vice-Presidente da Employer Recursos Humanos, isso exige que o líder esteja disponível e tenha seu canal de comunicação sempre aberto para os seus liderados. “Ter a confiança da equipe é fundamental para o sucesso do time. Por isso, o líder deve estar sempre presente, principalmente, em momentos desafiadores, demonstrando interesse em ajudar, ouvir e orientar”, diz.

Para o executivo, bons líderes não são definidos apenas por seus sucessos, mas também pela capacidade de reconhecer e corrigir seus erros. “A humildade precisa ser a chave para o aprendizado, isso o torna um líder forte e inspirador, com poder de moldar o ambiente de trabalho e influenciar positivamente as pessoas ao seu redor”, ensina.

Confira outras dicas de Abreu para uma liderança inspiradora em 2024:

Forme novas lideranças: todos os colaboradores têm um líder dentro de si. Cabe à sua Liderança despertar dentro deles essas habilidades e potencial que o diferencia. Para isso, incentive a autonomia, delegue, dê responsabilidades e confie. Permita que assumam a liderança em determinados projetos.

Fortaleça a confiança do seu time: levante discussões sobre temas relacionados à liderança, encorajando os colaboradores a serem um líder melhor do que você.  Fale e ouça sobre desenvolvimento profissional, promova um ambiente inclusivo onde todos se sintam à vontade para ser quem são.

Ouça o que a equipe tem a dizer: o estudo da HP aponta que 64% dos trabalhadores do conhecimento dizem ser importante que as pessoas sejam incentivadas a falar sobre as suas emoções no local de trabalho.

Encoraje os seus colaboradores a contarem sobre os desafios e as experiências vividas ao longo da carreira e aprenda com eles. Essas trocas podem revelar insights valiosos sobre o potencial de liderança dos membros da sua equipe.

Treine seu time: ofereça treinamentos e mentorias, contribuindo para a formação do seu pessoal. Invista em cursos que seu time possa desenvolver habilidades técnicas e de liderança,  como os de comunicação eficaz, tomada de decisão, gestão de equipe.

Tome um café com os seus colaboradores: aproveite os pequenos intervalos do dia a dia para se aproximar do seu colaborador, ouvir a sua opinião e observar como ele se comporta. São em momentos de descontração que você poderá descobrir os talentos e os grandes líderes dentro da sua equipe.

 

Fonte: RH pra Você (Redação)


Seguros Pessoais

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=