Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/07/2011 às 10:03:00
Condomínio: ações por falta de pagamento caem 12,17% no primeiro semestre
SÃO PAULO - O número de ações de cobrança por falta de pagamento da taxa de condomínios na cidade de São Paulo recuou 12,17% entre janeiro e junho deste ano, na comparação com o primeiro semestre de 2010.
De acordo com levantamento realizado pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e divulgado nesta segunda-feira (11), no primeiro semestre deste ano, foram propostas 4.699 ações na Justiça paulistana, contra 5.350 verificadas no mesmo período de 2010. Esse foi o menor resultado desde quando a pesquisa começou a ser realizada, em 2006.
Em junho, houve diminuição no número de ações propostas, na comparação com maio deste ano, já que foram 778 casos no sexto mês, contra 921 ações ajuizadas um mês antes.
Frente a junho do ano passado, quando foram registradas 828 ações, o número de processos por falta de pagamento de condomínio apresentou queda de 6%.
Motivos
O vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, Hubert Gebara, explica que os acordos extrajudiciais estão entre os fatores que ajudaram a reduzir o número de ações.
"Os inadimplentes preferem negociar e pagar parcelado do que ter seu nome inscrito nos serviços de proteção ao crédito", afirmou Gebara. "Sem dúvida, a Lei Estadual 13.160/2008, que permite o protesto de boleto, foi outro fator relevante a provocar essa redução", concluiu.
Fonte: web.infomoney.com.br | 11.07.11
Posts relacionados
Balança comercial brasileira tem superávit de US$ 881 mi em abril
A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 881 milhões em abril, informou nesta quarta-feira o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).
Ibovespa Futuro se descola de mercado externo e abre em leve alta
Mesmo após a agência de classificação de risco Moodys cortar a nota de crédito de seis nações europeias, entre elas a Itália, a Espanha e Portugal, os contratos do Ibovespa Futuro com vencimento em fevereiro abriram o pregão desta terça-feira (14) com leve alta de 0,14%, negociados na BM&F aos 65.990 pontos.
Governo estuda usar dinheiro do pré-sal para saúde
Recursos dos royalties podem ser devolvidos aos governos dos Estados para financiamento da saúde