Publicado por Redação em Carreira - 08/02/2022 às 20:55:05

Como liderar com agilidade: 4 dicas para aplicar no dia a dia



O cenário atual no mundo dos negócios exige novas posturas de empresas e de seus líderes. A agilidade é um requisito cada vez mais importante para quem precisa acompanhar as dinâmicas do mercado.

Para as companhias, essa habilidade está em sinergia com as expectativas dos clientes e consumidores. O mundo é digital e as pessoas esperam por serviços e atendimentos cada vez mais instantâneos, eficientes, inteligentes e com custos reduzidos. Para os gestores, a agilidade é uma das soft skills mais desejadas, porque os processos decisórios das empresas precisam ter um novo ritmo.

Eu demorei algum tempo até tomar “coragem” e escrever a respeito desta qualidade imprescindível para quem tem função de liderança. Como gestores, podemos inspirar e motivar pessoas, mas é preciso “coragem” para liderar e compartilhar nosso conhecimento, experiências, ideias e reflexões.

O fato é que, junto com minhas contribuições, vale um lembrete: temos o mundo em “nossas mãos”. Bastam um “click”, um “send”, um “search” e resolvemos, autorizamos e/ou nos informamos a respeito de algo… tudo em um ritmo acelerado.

As expectativas das empresas sempre são desafiadoras. Seu bom resultado se torna obsoleto em instantes… enfim, espero hoje contribuir para elevar o patamar com um “sacode” capaz de abrir seus olhos: é preciso correr, porque caminhar não será mais suficiente para quem deseja continuar no mercado.

É a tal velocidade dos tempos modernos batendo à porta e fomentado a discussão: para ser bem-sucedido e feliz é preciso estar plugado nesse mundo doido?

Para uma porção de gente, a resposta é não.

Para outro bocado, simmm!

Seja lá de qual lado você estiver, o fato é que se você é líder, a notícia é dura: você é o exemplo e ser ágil não é mais uma escolha quando falamos de liderança moderna. O que o seu cliente queria ontem, hoje não quer mais. Fatos novos surgem a todo instante, transformando desejos, alterando demandas, atualizando expectativas.

E, assim, o que entregávamos há poucas horas ou dias, agora já não basta. Uma pandemia influenciou nosso ritmo e alterou a rotina das empresas? Pode até ser, mas outros fatores mais corriqueiros do dia a dia nos desafiam tanto quanto um vírus global.

E não falo apenas de clientes e do público externo. As expectativas do seu time, dos seus profissionais, são estáticas? Pode ter certeza que não! Cada vez mais, eles querem – ops, todos nós queremos – o sucesso atrelado à qualidade de vida. Às vezes, nessa ordem. Outras vezes não.

Há quem queira sucesso com desafio, outros com estabilidade. Há quem prefira, antes de qualquer outra coisa, a qualidade de vida pautada na saúde. Outros buscam mais tempo livre e jornadas flexíveis. Cada um com sua perspectiva única e particular.

Qual líder já não se viu ajudando um liderado que desejava mais sucesso na carreira, ao mesmo tempo em que “socorria” outro ansioso por mais qualidade de vida. Há quem queira tudo isso e, claro, há quem mude de opinião com o passar dos anos, baseado nos aprendizados na carreira. E tem ainda os que mudam de opinião a todo instante.

Podemos nos deparar com eles ao longo da jornada, não duvide!

O fato é que tudo muda constantemente e, vivendo nesse mundo “doido”, nos obrigamos a ser líderes ágeis. Para isso, é fundamental conhecer bem nosso universo e exercer a empatia com clientes, colaboradores e fornecedores, pois são eles, pessoas, os motivos da nossa existência enquanto empresa.
 

Desafios do líder moderno

Baseado nessas reflexões, quero compartilhar quatro dicas para um líder moderno. Anote aí o que você precisa saber e aplicar no dia a dia para ter como ponto forte a agilidade.
 

  1. Agilidade é diferente de rapidez: “Resolva os problemas de uma vez por todas”

 

Primeiro, é preciso ter a consciência de que um bom resultado – quando falamos em resolução de problemas e situações críticas – requer soluções definitivas.

Cortar o problema pela raiz impede que volte a acontecer. Um ótimo resultado, olhando mais à frente, é enxergar oportunidades nos problemas (mas este é um tema para outro artigo).

A agilidade – quando focada na eficácia – não significa necessariamente rapidez. Se você é rápido e eficaz, ótimo, mas, no geral, não é assim. Muitas vezes, e nos mais diferentes níveis da liderança, nos vemos sendo velozes, mas tratando a mesma situação repetidamente. Cuidado!

Avalie sempre a causa-raiz do problema e não se deixe levar pela pressão. Ser efetivo na resolução está mais alinhado à agilidade/eficiência do que à rapidez/recorrência.
 

  1. Agilidade é aceitar a imperfeição: “Feito é melhor do que perfeito! Seja um realizador”

 

Esse conceito pode parecer confuso, mas o recado é esse mesmo e não conflita com a dica anterior.

Aceitar a imperfeição e andar para frente está alinhado à resolução de situações mantendo o foco na causa-raiz. Ao saber a origem do problema precisamos agir em busca da solução definitiva.

A questão é que a incapacidade de agir, em todos os níveis de liderança, é gigantesco, seja por inexperiência, falta de protagonismo, excesso de perfeccionismo ou até pela inabilidade de mover o time.

O ponto crucial para exercitar a agilidade na liderança é lembrar, sem frustrações, que “feito é muito melhor do que perfeito”. E para “fazer” é fundamental se desenvolver, aprimorar outras competências – como a influência, por exemplo – e se manter aberto e em busca constante por conhecimento.
 

  1. Agilidade exige criatividade: “Visão sistêmica não é luxo”

As adversidades no dia a dia são muitas e resolvê-las com agilidade é um desafio e tanto. Sabendo disso, precisamos estar antenados a tudo o que acontece em nossa volta.

Isso inclui conhecer bem o negócio, os profissionais e buscar um mindset futurista, isto é, uma liderança moderna, fora da zona de conforto e baseada em estratégias inovadoras.

É disso que as empresas precisam e é isso o que faz o negócio girar com mais agilidade. Lembre-se: para ser ágil nesse mundão, teremos que transformar negócios e pessoas com uma dose indispensável de criatividade.

Agilidade requer mudança! Esteja aberto para sonhar, cocriar e realizar!
 

  1. Agilidade é envolver para desenvolver: “Um time com cultura de agilidade é muito melhor do que um só líder habilidoso. Multiplique seus conhecimentos”.

 

Mais importante do que reconhecer as causas do problema e enxergar oportunidades, ser um realizador – e não procrastinador – e ser criativo é ser tudo isso ao mesmo tempo, proporcionando inclusive o desenvolvimento do time.

Quem já não ouviu a velha máxima de que “duas cabeças pensam melhor do que uma”? Pois é, aqui ela se aplica à cultura: quanto maior o número de liderados envolvido e criando o mindset de agilidade, melhores os resultados e mais alinhados a essa importante habilidade você e sua empresa estarão.

Como já dizia Peter Drucker, “a cultura come a estratégia no café da manhã”. Portanto, a agilidade precisa estar nas ações, sendo exaltada e pensada a cada movimento.

É uma questão de propósito, de lembrar que precisamos resolver problemas pela raiz, enxergar oportunidades, ser criativos, mas, ao mesmo tempo, ser realizadores e patrocinar o “feito melhor que perfeito”.

Um time precisa ter autonomia e liberdade para agir. Muitas vezes, a excelência do líder está justamente em confiar que a solução ágil virá da equipe e que não dependerá, necessariamente, da sua autoridade ou poder. É possível: treine e aguarde… o resultado aparece.

Toda essa reflexão me faz crer que o exercício da liderança se assemelha a correr uma maratona – não que eu já tenha corrido uma, mas imagino que é necessário ter o mesmo fôlego para ser um líder ágil.

Tenha disciplina, porque agilidade também é treino!



Fonte: Mundo RH


Seguros Pessoais

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=