Publicado por Redação em Gestão do RH - 01/06/2022 às 09:34:52

Como demitir pessoas no zoom pode criar outra crise

Não é incomum que as empresas reduzam sua força de trabalho em resposta a crises. Mas se os empregadores decidirem demitir pessoas em massa no Zoom – ou usar outras abordagens impessoais – eles poderão criar uma nova crise.

Na Carvana, a revendedora de carros usados ​​online, demitiu 2.500 pessoas nas últimas semanas, muitas delas pelo Zoom.

“Um e-mail para os funcionários do CEO Ernie Garcia supostamente culpou o crescimento mais lento do que o esperado. A Carvana, que tem lutado para manter seu sucesso no início da pandemia, registrou um prejuízo líquido de R$ 1,2 bilhão no primeiro trimestre e o preço de suas ações caiu mais de 84% desde o início do ano”, informou a Protocol.

Em um e-mail para a CBS MoneyWatch, Carvana disse que teve “o máximo de conversas que pudemos pessoalmente e quando não foi possível, conversamos com os membros de nossa equipe pelo Zoom”. O porta-voz acrescentou: “Nem todas as conversas foram por meio do Zoom”.

A reação nas mídias sociais foi rápida e crítica, com as pessoas expressando sua raiva sobre como foram demitidas e como a sessão online foi conduzida. Essa resposta no Twitter foi típica: “Parte dos princípios [do Carvana] é ‘estamos todos juntos nisso’ e eu não acredito nisso. Carvana, da próxima vez que você precisar demitir pessoas, faça isso de uma maneira mais organizada do que aconteceu hoje, porque honestamente, isso foi ridículo.”

“Eles estavam fazendo demissões em massa nessas chamadas de Zoom”, disse Leigh Frantz, de North Liberty, Iowa, à CBS MoneyWatch. Ela disse que uma mulher leu um roteiro pré-escrito para informá-los de que haviam perdido o emprego. Os trabalhadores não tinham permissão para fazer perguntas na chamada do Zoom. “Foi tão desrespeitoso.”

A empresa de hipotecas Better usou o Zoom três vezes desde dezembro para demitir trabalhadores. Em comunicado à Fast Company, citou “instabilidade contínua no ambiente de hipotecas” como o motivo.

As demissões remotas têm sido vistas como uma maneira fria, impessoal e distante de demitir pessoas.
 

Desafios e problemas

Usar o Zoom e serviços semelhantes pode criar uma segunda crise para as organizações.

Por causa de como os trabalhadores foram notificados e o que é dito nas videochamadas, eles podem colocar as empresas na defensiva e prejudicar a credibilidade, a imagem e a reputação dos CEOs e das organizações.

Os vídeos “… podem ser gravados e mantidos pelo ex-funcionário”, disse Baruch Labunski, especialista em gestão de reputação e CEO da Rank Secure. “O ex-funcionário poderia então usá-lo nas mídias sociais, editando-o para fazer a empresa ou o gerente parecerem ruins. Também poderia ser usado em processos judiciais se o funcionário decidisse processar a empresa”, acrescentou.

Cópias vazadas de qualquer videochamada sobre as demissões podem colocar lenha na fogueira e ajudar a prolongar ou piorar a crise.

“Um vídeo vazado de uma segunda reunião que a Better.com realizou minutos após a agora infame chamada do Zoom em dezembro, quando demitiu 900 funcionários, fornece uma nova visão sobre o nível de má gestão que ocorreu talvez no downsizing corporativo mais desajeitado da memória recente. ” informou a Fast Company.

Uma terceira crise pode ser criada pelos vídeos devido ao impacto que podem ter no moral da empresa e na capacidade de reter ou recrutar funcionários.

Uma camada adicional de complexidade
Demitir pessoas online também pode criar crises legais.

O advogado trabalhista Omar Ochoa disse que “… falar por videoconferência, como o Zoom, adiciona uma camada de complexidade porque a empresa precisa estar ciente das leis no local específico do funcionário, em vez de se preocupar apenas com as leis trabalhistas na jurisdição da sede da empresa.”

“Pode haver leis específicas sobre quando a rescisão pode ocorrer e se algum tipo de notificação ou processo é necessário. Demitir funcionários em massa pelo Zoom pode parecer mais conveniente para as empresas (mesmo que pareça frio e impessoal para o público), mas pode levar a ações judiciais se a lei não for seguida”, alertou.


Conselhos para líderes empresariais
 

  • Os funcionários podem postar imediatamente cópias do vídeo nas plataformas de mídia social.
  • Não diga nada na ligação que você não gostaria que fosse relatado por organizações de notícias.
  • Seja claro
  • Tome medidas para garantir que os motivos das demissões sejam claramente entendidos por todos aqueles que são afetados pela redução de sua força de trabalho ou que podem saber disso mais tarde. Isso inclui postar uma declaração oficial da empresa em seu site e plataformas de mídia social e e-mails, distribuir um comunicado à imprensa e postar um vídeo de um porta-voz corporativo no YouTube.
  • Esteja pronto para responder imediatamente a qualquer repercussão sobre o vídeo ou por que os funcionários foram demitidos.
  • Prepare com antecedência mensagens-chave sobre as demissões para usar ao responder a chamadas da mídia, mensagens de funcionários remanescentes e críticas nas mídias sociais.
  • Conduza sessões de treinamento de mídia antes das videochamadas para garantir que você esteja pronto para responder às perguntas dos repórteres.
  • Esteja disponível para responder a perguntas que as pessoas e organizações de notícias possam ter sobre as demissões e responda rapidamente às suas perguntas.
  • Responda imediatamente a quaisquer alegações ou acusações sobre os motivos das demissões.
  • Procure aconselhamento ou aconselhamento de suas equipes jurídicas e de relações públicas internas ou externas sobre possíveis problemas relacionados à demissão de pessoas por meio de vídeo que podem ser exclusivos de sua empresa, organização ou setor. Quanto mais você souber sobre possíveis problemas que podem causar ou agravar uma crise relacionada a demissões em sua empresa, mais preparado você estará para ajudar a mitigar ou lidar com isso, caso aconteça.


 

Fonte: Forbes


Seguro Auto

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=