Como Amenizar o Inchaço das Pernas e dos Pés


O inchaço nas pernas é uma retenção de líquidos geralmente causada pela má circulação sanguínea que afeta principalmente os idosos e as mulheres grávidas. Ela pode ser causada por situações como alterações hormonais, sedentarismo, doença renal e doença cardíaca e nem sempre é grave, mas deve-se estar atento a este sinal pois quando é constante pode necessitar de tratamento médico.

As pernas inchadas e vermelhas ou “vazando” água são mais comuns em idosos com problemas renais ou cardíacos e isto pode ser tratado com uma dieta diurética e nos casos mais graves, com a toma de medicamentos como a Furosemida, por exemplo. Perna inchadas após o parto:
 
Ficar com as pernas inchadas após o parto é normal e isto se deve ao extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos para a camada subcutânea. Este extravasamento ocorre porque durante o trabalho de parto a mulher sempre recebe muito soro fisiológico e este altera o equilíbrio de água no corpo, que depois é reabsorvida, filtrada pelos rins e é eliminada pela urina.
 
Este inchaço das pernas dura de 7 a 10 dias e pode ser amenizado, se a mulher caminhar mais, beber bastante água ou tomar algum suco diurético, por exemplo. Pernas inchadas no fim do dia:
 
Ficar com as pernas inchadas no fim do dia pode indicar que o indivíduo tenha que se movimentar mais e tenha que melhorar sua alimentação evitando o sal e os alimentos ricos em sódio como os industrializados. Esse mal atinge principalmente os sedentários e para combatê-lo, uma boa dica é comer alimentos que tenham ação diurética como a melancia, o melão e o pepino.
 
Apesar de não parecer, quanto mais água consumir, melhor. Seja ela natural, nos sucos ou nos chás, o importante manter o organismo devidamente hidratado. O acúmulo de líquidos no corpo pode ser causado por uma circulação sanguínea deficiente e quando isto não é devidamente tratado, pode provocar problemas de saúde mais graves como o aparecimento de trombos e de problemas na pele das pernas e dos pés…