Publicado por Redação em Gestão do RH - 20/12/2023 às 10:15:44

Com uso da IA, profissionais se candidatam a mais de 10 vagas por dia



Durante meses, Anshita Verma se candidatava a algumas vagas de emprego por dia. Agora, a cientista de dados de 26 anos consegue aplicar para 10 a 15 vagas diariamente graças à inteligência artificial. “Em vez de levar 30 minutos para preencher um formulário, levo 10”, diz Verma.

Com ferramentas de IA no navegador que preenchem os formulários de emprego automaticamente, ela gasta menos tempo e tem mais chances de conseguir um emprego.

Muitas pessoas têm usado programas de IA generativa, como o ChatGPT, para fazer currículos e cartas de apresentação que correspondam às habilidades e competências que cada vaga requer. Ou ferramentas como Pyjama Jobs e Talentprise, que ajudam os candidatos a identificar vagas que correspondam às suas habilidades.

Outros também estão experimentando programas que automatizam as candidaturas, como LazyApply e SimplifyJobs, para se inscrever em centenas de processos seletivos em segundos.
 

Cada vez mais candidatos

Especialistas dizem que o uso dessas novas tecnologias é uma das razões que explica por que os empregadores estão sendo inundados com cada vez mais candidatos, além, claro, de um mercado de trabalho mais competitivo.

Trabalhadores nos Estados Unidos e no Reino Unido estão se candidatando a cerca de 15% mais cargos em comparação com o ano anterior, de acordo com dados recentes do LinkedIn. “Os candidatos estão mais agressivos em comparação com anos anteriores”, afirma Karin Kimbrough, economista-chefe do LinkedIn. “Há um entusiasmo envolvendo o uso da IA ​​neste momento. Ter essas ferramentas ajuda a criar a mensagem ideal para o recrutador, com sugestões personalizadas a cada vaga, e ter um pouco mais de confiança na candidatura.”

Além disso, a facilidade de preencher as candidaturas está levando as pessoas a tentar empregos mais afastados das suas áreas de atuação tradicionais. “Eles não estão apenas se candidatando a um maior número de empregos, mas também a empregos aos quais normalmente não se candidatariam”, diz Michelle Volberg, fundadora e CEO da empresa de recrutamento Giledan 360. “A IA permite que profissionais de tecnologia se candidatem a posições no mercado financeiro ou na área da saúde, se o cargo se sobrepor de alguma forma às suas competências ou fazendo com que seu currículo pareça mais atrativo para esse emprego do que realmente é.”


RH sobrecarregado

Especialistas dizem que o aumento de inscrições, em parte devido à IA, está sobrecarregando os recrutadores, com as empresas tendo que analisar milhares de currículos para uma só posição aberta. “Isso está gerando a necessidade de o RH usar IA para classificar, filtrar e hierarquizar currículos”, diz o analista de RH Josh Bersin.

Ele disse ter postado recentemente uma oportunidade para editor de redação e recebeu 300 respostas na primeira hora após a publicação. “90% delas pareciam ter sido escritas pelo ChatGPT”, diz. “A carga de trabalho [dos recrutadores] aumentou muito porque é mais fácil se candidatar.”


Mercado competitivo

A IA também pode estar complicando as coisas para quem procura emprego, à medida que as tecnologias de recrutamento com IA aumentam a dificuldade para cada um ser notado pelos recrutadores.

Ou seja, com mais candidatos, cresce também a chance de o seu currículo ser esquecido em meio aos outros milhares. “As pessoas não estão encontrando um emprego tão rapidamente quanto gostariam, então podem sentir a necessidade de se candidatar a mais funções”, diz Kimbrough, do LinkedIn.

Mas, segundo ela, a IA não é a única razão pela qual as candidaturas e a concorrência às vagas de emprego estão em alta. A contratação mais lenta por parte das empresas, as demissões em muitos setores e uma economia incerta têm tornado o mercado de trabalho ainda mais competitivo.

Jon Stross, fundador e CEO da empresa de software de contratação Greenhouse, diz que a quantidade de candidaturas mais que dobrou desde o ano passado. “As probabilidades de conseguir um emprego são baixas, então as pessoas pensam: ‘Como posso manipular o sistema?’”

“A IA está ajudando os candidatos a acelerar o tempo que levam para se candidatar às vagas de emprego, o que significa que eles têm mais tempo e energia para outras candidaturas”, concorda James Neave, chefe de ciência de dados da plataforma de empregos Adzuna. “Mas, de forma geral, a IA não é a principal causa do maior número de candidaturas a empregos e, sim, a dinâmica do mercado de trabalho.”


As tecnologias nem sempre ajudam os recrutadores

Muitas empresas usam sistemas de rastreamento de candidatos para selecionar aqueles com habilidades relevantes e eliminar os que não correspondem a determinadas palavras-chave. Mas alguns dizem que esses sistemas de gestão de candidaturas podem não conseguir acompanhar as ferramentas de IA que os candidatos estão usando para aumentar as suas chances de serem aprovados. “Quando os candidatos usam ferramentas de IA para incluir palavras-chave contidas nas descrições da vaga em seus currículos, isso pode fazer com que um número excessivo de candidaturas seja aprovado”, diz a consultora de carreira Jessica Mencunas.

Algumas vagas anunciadas no LinkedIn chegam a ter mais de mil inscrições. “Chegamos ao ponto em que algumas empresas nem conseguem analisar todas as candidaturas – simplesmente não é possível”, diz a CEO da empresa de recrutamento Giledan 360.

Alguns profissionais, como Ronny Llerena, procuram emprego depois de terem sido demitidos ao longo do ano. “É uma loucura”, diz Llerena, de 25 anos, que desde junho procura oportunidades como operadora de vendas em Nova York. “Há vagas que são publicadas em um dia e já têm 500 candidaturas.” Mas, segundo ele, as ferramentas de IA têm ajudado a adaptar as cartas de apresentação conforme a vaga de forma mais rápida. Nesse cenário, tem buscado posições fora da sua área de atuação e confiado no seu networking para conseguir emprego.


* Emmy Lucas é jornalista da Forbes USA. Ela faz a cobertura de carreira e liderança e participa da organização da lista Forbes Under30 USA.
(Traduzido por Gabriela Guido)


Fonte: Forbes


Seguros Pessoais

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=