Carnaval exige cuidados com a saúde


Nutricionista dá dicas de alimentação e hidratação. Ortopedista indica qual calçado é mais indicado.

O carnaval está se aproximando e nesse período, a maioria das pessoas só pensam em folia e muita diversão e se esquecem de alguns cuidados essenciais. O tempo quente e o gasto de energia muito alto podem comprometer a sua saúde. Por isso, o G1 procurou especialistas que vão tirar dúvidas e dar dicas importantes para quem quer aproveitar as festas sem preocupações. Alimentos leves Durante os quatro dias de folia do carnaval, o calor normalmente é muito intenso e com o verão atingindo temperaturas muito altas, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. Segundo Márcia Leme, nutricionista, durante este período a perda de líquidos e sais minerais é grande. Sendo assim, o consumo de água requer atenção. “Mesmo durante o consumo de bebidas alcoólicas é importante que as pessoas bebam água, pois a cerveja, vodka, entre outras bebidas, não hidratam o nosso organismo”, completa.

Cerveja não é água Ao contrário de hidratar, o consumo de bebidas alcoólicas estimula que o organismo expulse água do corpo pela urina, o álcool tem função diurética. Márcia afirma que “a água participa de vários processos metabólicos como a manutenção da temperatura do corpo, funcionamento dos rins e intestinos, pois isso jamais pode ser esquecida”.

Outras maneiras de repor a perda de líquidos durante a folia é ingerindo sucos naturais, água de coco e frutas ricas em água. A nutricionista lembra que os refrigerantes não devem ser contados como reposição hídrica.

Uma dica importante de Márcia é que a alimentação seja leve e balanceada e que o intervalo entre as refeições seja de no máximo 4 horas. “Fazer várias refeições por dia e utilizar com moderação açúcares, doces e gorduras, se alimentando, de preferência de carnes magras, cozidos e grelhados” é a dica de Márcia para o carnaval.

A nutricionista ainda sugeriu uma receita completa e fácil de preparar. E o mais importante, que repõe todas as vitaminas e sais minerais perdidos durante a folia:

Salada de Macarrão - Macarrão cozido - Cenoura - Ervilha - Atum - Tomate - Cheiro verde

Preparo: depois de cozinhar o macarrão e deixa-lo esfriar, acrescente todos os outros ingredientes e tempere com azeite e sal a gosto. A receita é leve e é composta de alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e carboidrato.

Outra dica é o preparo de salada de frutas. Segundo Márcia, você pode acrescentar as frutas que quiser, principalmente aquelas ricas em água como melancia, abacaxi e laranja. Para completar, acrescente um iogurte natural e granola.

Para curar a ressaca Beber parece inevitável nessa época, e não tem problema se você não abre mão daquele drink ou cerveja. O importante é não se esquecer de ingerir água durante o consumo de álcool. Se abusar e a ressaca surgir, siga as dicas da nutricionista com ainda mais rigor. Redobre a quantidade de líquidos e coma alimentos leves e muitas frutas.

Cuidados com os pés Outro cuidado indispensável duras as festas de carnaval é com os pés. Pular, sambar e dançar são esforços que nem todas as pessoas estão acostumadas a realizar. E qual seria o sapato ideal para a folia?

Segundo Dr. Marcelo Torquato, médico ortopedista especialista em pés, os melhores tipos de calçado para as mulheres são aqueles com plataforma na parte frontal. Por incrível que pareça, “esses sapatos estabilizam o pé e têm um poder de amortecimento melhor do que das sandálias com salto alto comum”, completa Torquato.

As plataformas evitam o surgimento de lesões como calosidades, bolhas e curcites. O ortopedista ainda destaca que a diferença de altura entre a parte da frente e de trás do sapato não deve exceder 4 centímetros. Rasteirinha não Segundo o Marcelo Torquato, os sapatos rasteiros cansam mais a panturrilha e causam mais lesões no tendão de aquiles, é o caso das tendinites. Por isso, é preciso cuidado na hora de escolher sapatilhas e rasteirinhas. Já nos casos dos tênis, não há problema. “Esse tipo de calçado já vem com sistema de amortecimento ideal para quem quer aproveitar a folia, o problema é que as mulheres nem sempre optam por eles”. Uma dica para evitar as tensões é fazer alongamentos antes das festas para preparar os tendões e partes dos pés.

Fonte: g1.globo.com