Publicado por Redação em Gestão de Saúde - 15/12/2020 às 15:56:08

Burnout ou boreout? Tédio e pouco trabalho também têm riscos



Exaustão, falta de conexão com os colegas de trabalho e redução da eficiência. Esse é o tripé que define alguém que está passando por uma crise de burnout, uma doença ocupacional reconhecida pela Organização Mundial da Saúde.

À primeira vista, esses sintomas e a própria doença são interpretados como reflexo de excesso de trabalho e abuso nas cobranças no ambiente profissional, mas o burnout tem um outro lado: o boreoutBurn significa queimar em inglês e bore vem de boredom, que é tédio.

O termo foi criado pelos consultores empresarias Peter Werder e Philippe Rothlin em 2007 e refere-se a um estado de desmotivação e ausência de desafios profissionais. 

Ao contrário do lado mais comum do burnout, em que há mais tarefas do que a pessoa tem condições de dar conta, o boreout acontece quando há menos demanda e desafios do que a pessoa conseguiria entregar. 

Assim, pode ficar deprimida e tão incapacitada quanto quem vive com excesso de trabalho.

“O burnout tem essas duas pontas. O esgotamento por excesso de demanda e a subutilização do potencial da pessoa no trabalho. Quando há a baixa produtividade, não é preguiça. Ela entrou num estado de adoecimento e a empresa tem a obrigação de proteger a saúde mental do trabalhador”, defende Roberto Aylmer, especialista em carreira e médico psiquiatra.

O termo é relativamente desconhecido porque essas condições de desmotivação acabam por ficar subnotificadas nas empresas.

“Nem sempre as pessoas vão reclamar disso. Muitas vezes nem sempre sabem que isso existe. E acontece muito: pessoas que têm alto potencial, mas tem tarefas e chefes medíocres”, explica Aylmer.

Assim como o burnout por excesso de trabalho, o boreout também tem efeitos fortes sobre a saúde do profissional. Há geração de ansiedade, de não realização e cinismo, que é o descolamento com a realidade do outro e baixa empatia. Ou seja: descaso. No fim das contas, os sintomas são parecidos em ambas os casos.

Nos casos clássicos de burnout, o problema não é só do excesso de demandas em si, mas da falta de condições do profissional para atendê-las. 

A diferença acontece quando há recursos e apoio da chefia imediata. Nesses casos, a pessoa pode fazer da grande demanda uma experiência de resultado. 

No Brasil, 30% das população empregada já passou por algum episódio de burnout.

Em seu doutorado, Roberto Aylmer avaliou o aspecto da motivação e do burnout dentro de empresas. Na visão dele, os casos de boreout são mais comuns no serviço público, onde há pessoas capacitadas muitas vezes colocadas em trabalhos burocráticos e irrelevantes, sem usar o potencial. Isso acontece porque a dinâmica da meritocracia ali é mais complexa e rara.

“Lembro de um funcionário da Petrobras que foi colocado para fazer planilhas, e ele era comunicativo e empreendedor. Ele ficou paralizado, deprimido e precisou de afastamento médico. Quando há pouco desafio intelectual, num trabalho sem nobreza, visibilidade e reconhecimento há desperdício de vida”

Roberto Aylmer, especialista em carreira e médico psiquiatra

Como escapar do desânimo?

Apesar de reconhecer o papel da empresa em aproveitar os talentos nas posições corretas, a especialista em carreira e gerente de operações da Consultoria LHH? Patrícia Paniquar lembra que o profissional precisa se movimentar nesses casos de insatisfação e tédio. 

Para ela, certo tédio é natural e o ócio criativo é importante. O importante é observar a proporção que ele tem no dia a dia de trabalho da pessoa.

“A pessoa precisa observar a origem desse tédio, por onde ele está passando, que pode ter a ver com a forma com as pessoas tratam ela, com reconhecimento, ou com a atividade em si”.

Um exercício que pode ajudar a escapar dessas situações é listar os fatores de satisfação e insatisfação no emprego. Assim, é possível encontrar padrões e situações recorrentes. Além disso, é importante ter clareza do que traz satisfação para a pessoa, por onde passam seus interesses.

Esse exercício também inclui identificar o que lhe dá energia. Entre os fatores mais comuns estão o equilíbrio na vida pessoal, posições de liderança ou estabilidade. Há aqueles pessoas que precisam de autonomia e liberdade.

Patrícia destaca que nem sempre a saída é pedir demissão, mas a pessoa observar se pode buscar outras posições e projetos, para conseguir mais equilíbrio entre satisfação e insatisfação na vida profissional.

Quando a falta de interesse aparecer, é importante observar se ele está relacionado ao um projeto que é passageiro ou está relacionado à carreira da pessoa na empresa.

“Não é responsabilidade de um lado só. É algo que se pensa junto, por isso tem que ter conversas entre a organização e o trabalhador. Os dois tem que se encontrar periodicamente e fazer uma atualização, para ver se a pessoa tá interessada em continuar a fazer aquilo para o que ela foi contratada”, defende Patrícia Paniquar.



Fonte: Exame


Seguro Auto

Posts relacionados

Gestão de Saúde, por Redação

Conheça as doenças bucais mais comuns e como preveni-las

Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo.

Gestão de Saúde, por Redação

Telemedicina, Covid-19 e gripe: seu caso pode ser tratado online? Entenda

Acompanhamento médico remoto cresceu nos últimos meses e pode ser a saída para desafogar hospitais.

Deixe seu Comentário:

=