Publicado por Redação em Gestão do RH - 27/03/2024 às 11:37:01

Benefícios financeiros: a chave para a retenção de talentos



Estudo revela impacto positivo da saúde financeira no comprometimento dos colaboradores

Um estudo realizado pela Onze, uma fintech focada em bem-estar financeiro e previdência privada corporativa, indica que a implementação de benefícios financeiros pelas organizações pode contribuir significativamente para a redução da taxa de rotatividade entre os colaboradores. A pesquisa “Radar da Saúde Financeira” revelou que 78% dos profissionais brasileiros possuem maior predisposição a mudar de empregador em favor de uma empresa que priorize sua saúde financeira, ressaltando a importância de um pacote de benefícios abrangente que inclua programas de gestão financeira.

Aproximadamente 50% dos trabalhadores nacionais valorizam a inclusão de serviços de gerenciamento financeiro entre os benefícios oferecidos, demonstrando a relevância dessas iniciativas para a decisão de aceitar uma proposta de trabalho. O levantamento, que contou com a participação de 3671 profissionais de Recursos Humanos e 3485 colaboradores em todo o país, aponta que 81% dos empregados de empresas que oferecem previdência privada se sentem satisfeitos, contra uma menor satisfação nas empresas que não proporcionam tal benefício.

A pesquisa também evidenciou que uma grande maioria dos respondentes expressou interesse em benefícios corporativos voltados para a saúde financeira, ainda que recentemente poucas empresas tenham realizado pesquisas para identificar as preferências de seus colaboradores nessa área. Somente 9% das organizações planejam incorporar esses benefícios em seu pacote para 2024, apesar de 90% dos profissionais de RH reconhecerem a saúde financeira como uma prioridade no cuidado aos colaboradores.

A oferta e a procura por benefícios financeiros tendem a aumentar em empresas de maior porte, indicando uma correlação entre o número de colaboradores e a oferta desses benefícios, além de uma maior atenção ao bem-estar financeiro dos funcionários. Este enfoque não apenas fomenta um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo, mas também fortalece os laços entre empregador e empregado, contribuindo para a retenção de talentos e a construção de uma cultura corporativa sólida e sustentável.

Ranses Bonora, diretor comercial da Onze, enfatiza que a adoção de benefícios financeiros corporativos deve ser uma decisão estratégica das empresas, orientada pelos benefícios mais valorizados e solicitados no mercado. O compromisso com o bem-estar financeiro dos colaboradores é reconhecido como um elemento chave para a promoção de um ambiente de trabalho saudável e para a diminuição da rotatividade, evidenciando a eficácia dessa abordagem nas práticas de gestão de pessoas.



Fonte: Mundo RH


Seguro Educacional

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=