Publicado por Redação em Previdência Corporate - 13/07/2011 às 12:00:05

Aposentados: guardar a 1ª parcela do 13º é o melhor caminho para evitar surpresas

SÃO PAULO – No mês de agosto, aposentados e pensionistas receberão a primeira parcela do 13º salário. A antecipação, discutida pelo governo, poderá ser adiantada a cada ano, sendo que o benefício poderá ser pago no mês de julho do ano que vem e em junho em 2013.
 
Mesmo com o benefício na conta, aposentados e pensionistas precisam ficar atentos para não comprometer todo o dinheiro. “Os beneficiados precisam entender que trata-se de um adiantamento e não de um dinheiro a mais naquele mês”, explica a gerente de Contas Estratégicas da ZipCode, Juliana Cantanhêde.
 
Crédito consignado
De acordo com a gerente, um dos motivos pelo qual a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas foi antecipada foi o grande comprometimento do salário com crédito consignado. “Eles foram iludidos pelas facilidades do crédito consignado. E agora, será mais dinheiro para que eles se comprometam ainda mais”, define.
 
Para Juliana, as taxas de juros definem que o momento não é o melhor para quem deseja pedir um empréstimo, mesmo que ele seja consignado. “Não estamos em um cenário favorável para fazer empréstimos, se realmente houver necessidade, os aposentados e pensionistas devem optar pelas modalidades em que os juros são mais baixos”, aconselha.
 
A gerente também deixa claro que “o crédito consignado não é uma medida usada para realizar um sonho, mas para dar fôlego nos momentos de aperto, pois são tirados diretamente da aposentadoria ou pensão”, e ainda acrescenta que “o benefício de um aposentado ou pensionista não pode ser visto como remuneração, ele não recebe os mesmos aumentos que o salário de um trabalhador, é preciso pensar bastante antes de entrar numa dívida como essa”.
 
Guardar até a segunda parcela
Segundo a gerente, os aposentados e pensionistas devem se preocupar mais em ter uma reserva, um dinheiro que possam contar em uma emergência. “Manter a parcela de antecipação do 13º como reserva é o mais saudável a se fazer”, completa.
 
Outro ponto importante, é que os beneficiados com a antecipação tenham consciência de que no final do ano receberão apenas a outra metade. “Eles precisam lembrar que no início do ano existem gastos, como IPTU, que podem comprometer a renda ainda mais, por isso que é importante guardar essa primeira parcela”, afirma Juliana.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 13.07.11

Linhas Financeiras

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Câmara aprova isenção total para PLR de até R$ 6 mil

  Alíquota de cobrança para valores maiores será gradual

Previdência Corporate, por Redação

Central 135 da Previdência Social funciona hoje até as 19h

A Central 135 irá funcionar hoje e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo. Normalmente, o canal remoto atende a população até às 22h. Nesses dois dias, porém, o horário será reduzido: das 7h às 19h.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência é opção de investimento

Apesar de serem muitas as tentações para se gastar o 13° salário, o ideal é aproveitar parte do dinheiro a mais para investir. Um bom destino é aplicação em planos de previdência privada. Dentre as muitas vantagens, está o recebimento de benefícios fiscais já na declaração de Imposto de Renda (IR) seguinte.

Previdência Corporate, por Redação

INSS envia carta aos beneficiários que já podem se aposentar em agosto

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já estiverem aptos para se aposentar por idade a partir de maio receberão uma carta do órgão avisando sobre essa possibilidade.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência quer alcançar 77% da população ocupada até 2015

A Previdência Social quer alcançar 77% da população ocupada até o ano de 2015. A medida foi apresentada na última quinta-feira (16) ao CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) e é uma das principais metas do Plano Estratégico da Previdência Social para os próximos anos.

Deixe seu Comentário:

=