Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/08/2011 às 15:55:12

Após dois meses de queda, álcool volta a subir e fica acima da inflação em SP

SÃO PAULO – Os consumidores da cidade de São Paulo voltaram a sentir uma aceleração nos preços do álcool em julho deste ano.

De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (5) pelo Dieese  (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), após dois meses de queda, no sétimo mês do ano, o álcool voltou a subir e apresentou inflação 30,35 pontos percentuais acima da variação geral - 37,49% e 7,14%, respectivamente.

Pela composição do ICV (Índice de Custo de Vida), nos gastos das famílias com combustível, 70% destinam-se à compra da gasolina, enquanto que 30%, à de álcool.

Histórico
De acordo com o Dieese, as variações mensais do preço do álcool apresentam oscilações marcantes desde janeiro de 2009, quando do início da análise. Naquele ano, de janeiro a setembro, a série do álcool situava-se abaixo da inflação.

Nos 12 meses seguintes, de outubro de 2009 a setembro de 2010, as taxas subiram expressivamente acima do índice geral, chegando a 37,92% em fevereiro do ano passado. No mesmo período, a inflação geral estava em 5,72%.

Entre outubro de 2010 e fevereiro deste ano, as taxas anualizadas do álcool se situaram abaixo da inflação geral. A partir de março, contudo, esse comportamento começou a mudar, atingindo em abril de 2011 uma diferença de 39,30 pontos percentuais em relação à inflação geral.

Fonte: www.infomoney.com.br - 05.08.2011


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Banco Central baixa para 0,2% previsão de alta do PIB neste ano

Para o mercado, expansão será de 0,13% e, para o governo, de 0,5%. BC vê IPCA em 6,4% em 2014, ao redor de 6% em 2015 e de 5% em 2016.

Notícias Gerais, por Redação

Poupança tem segundo melhor resultado para janeiro

A caderneta de poupança registrou saldo líquido (mais depósitos do que saques) de R$ 2,3 bilhões em janeiro deste ano, o segundo melhor resultado para o mês segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Banco Central (BC), que têm início em 2003.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar tem quarta queda seguida e perde 6% na semana

O dólar comercial (usado para exportações e importações) fechou cotado a R$ 1,771, em queda de 0,83%, a menor cotação nas últimas três semanas e a quarta retração seguida. Na semana, a cotação ficou 5,9% mais baixa.

Deixe seu Comentário:

=