Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/08/2011 às 15:55:12

Após dois meses de queda, álcool volta a subir e fica acima da inflação em SP

SÃO PAULO – Os consumidores da cidade de São Paulo voltaram a sentir uma aceleração nos preços do álcool em julho deste ano.

De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (5) pelo Dieese  (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), após dois meses de queda, no sétimo mês do ano, o álcool voltou a subir e apresentou inflação 30,35 pontos percentuais acima da variação geral - 37,49% e 7,14%, respectivamente.

Pela composição do ICV (Índice de Custo de Vida), nos gastos das famílias com combustível, 70% destinam-se à compra da gasolina, enquanto que 30%, à de álcool.

Histórico
De acordo com o Dieese, as variações mensais do preço do álcool apresentam oscilações marcantes desde janeiro de 2009, quando do início da análise. Naquele ano, de janeiro a setembro, a série do álcool situava-se abaixo da inflação.

Nos 12 meses seguintes, de outubro de 2009 a setembro de 2010, as taxas subiram expressivamente acima do índice geral, chegando a 37,92% em fevereiro do ano passado. No mesmo período, a inflação geral estava em 5,72%.

Entre outubro de 2010 e fevereiro deste ano, as taxas anualizadas do álcool se situaram abaixo da inflação geral. A partir de março, contudo, esse comportamento começou a mudar, atingindo em abril de 2011 uma diferença de 39,30 pontos percentuais em relação à inflação geral.

Fonte: www.infomoney.com.br - 05.08.2011


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo elabora proposta de criação de fundo anticrise com recursos do FGTS

O governo deu aval à elaboração de uma proposta para a criação de um fundo de proteção ao emprego financiado com parte dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Notícias Gerais, por Redação

MetLife estimula conscientização socioambiental de clientes e colaboradores

Há mais de um ano a companhia investe na automatização de processos para poupar o meio ambiente e garantir maior eficiência operacional a seus clientes

Notícias Gerais, por Redação

Desembolsos do BNDES caem 28% em 2011 e banco reduz estimativas

Os desembolsos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) atingiram R$ 91,8 bilhões de janeiro a setembro deste ano, valor 28% menor que os R$ 128 bilhões liberados no mesmo período de 2010.

Deixe seu Comentário:

=