Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 21/10/2014 às 11:31:52

ANS determina portabilidade especial para beneficiários da Atual Saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou portabilidade especial de carências para os beneficiários da Atual Saúde Ltda (Registro ANS nº 37666-3). Em razão de problemas econômico-financeiros, assistenciais e administrativos graves, a operadora será retirada de forma ordenada do mercado e, portanto, seus beneficiários poderão ingressar em novas operadoras sem a necessidade do cumprimento de novos períodos de carência. O prazo para ingresso em novas operadoras é de 60 dias: de 20/10 a 18/12/2014. Atual Saúde tem, a partir desta data (20/10), dez dias para enviar comunicados aos seus beneficiários informando a abertura do prazo de 60 dias para o exercício da portabilidade especial de carências.
 
A operadora Atual Saúde tem 291 beneficiários, todos no Paraná.

Veja a Resolução Operacional nº 1.714 – Atual Saúde Ltda



Novos prazos para beneficiários da Iguamed e da Odmed

Em Resoluções Operacionais publicadas na edição desta segunda-feira (20/10), a ANS também determinou novos prazos para a portabilidade especial de carências aos beneficiários das operadoras Iguamed Assistência Médica Ltda. (Registro ANS nº 32079-0) e Odmed Serviços Odontológicos Ltda (Registro ANS nº 40827-1). O prazo de 60 dias conta a partir desta data: de 20/10 a 18/12/2014.

Veja a Resolução Operacional nº 1.715 – Iguamed Assistência Médica Ltda

Veja a Resolução Operacional nº 1.716 – Odmed Serviços Odontológicos Ltda


Conmed São Luís: comprovantes de pagamento até junho de 2014

A ANS publicou uma nova Resolução Operacional nesta data alterando o prazo de comprovação de pagamento feito à Conmed São Luís. Os beneficiários devem apresentar ao menos quatro boletos pagos referentes ao período dos últimos seis meses anteriores a 9/06/2014. Com a publicação da nova RO, os beneficiários passam a ter mais 60 dias para o exercício da portabilidade especial de carências: de 20/10 a 18/12/2014.

Veja a Resolução Operacional nº 1.717 – Conmed São Luís


Como fazer a portabilidade de carências

Para fazer a portabilidade de carências, o consumidor deve consultar o Guia ANS de Planos de Saúde e verificar os planos compatíveis para a troca. Na página inicial do Guia, o beneficiário deve clicar na opção Portabilidade Especial e, em seguida, em Entrar. Na tela seguinte, é preciso selecionar a opção Extinção da Operadora e depois selecionar o nome da operadora à qual é vinculado.

Será necessário informar o número de registro do plano de saúde, o que pode ser verificado no sistema Comprova, que contém os dados cadastrais dos beneficiários informados pelas operadoras à ANS.

Após definir seu novo plano, o beneficiário deverá imprimir o Relatório de Portabilidade e levá-lo até a operadora escolhida com a cópia dos comprovantes de pagamento de pelo menos quatro boletos vencidos, referentes ao período dos últimos seis meses e os documentos de identificação (identidade, CPF e comprovante de residência). A operadora não poderá recusá-lo. Caso haja qualquer dificuldade de acesso, o beneficiário deverá entrar em contato com a ANS por meio do Disque-ANS: 0800 701 9656.

É importante ressaltar que o beneficiário que está cumprindo carência ou cobertura parcial temporária na operadora de origem pode exercer a portabilidade especial de carências, mas precisará cumprir os prazos restantes na nova operadora.

Fonte: ANS


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Mulheres usaram mais os planos de saúde para exames preventivos no primeiro semestre de 2012

O número de mulheres que se submeteu a exames preventivos por planos de saúde no primeiro semestre do ano passado cresceu em relação ao mesmo período de 2011,

Saúde Empresarial, por Redação

Descoberta molécula que protege contra insuficiência cardíaca

Uma equipe de cientistas brasileiros e norte-americanos desenvolveu uma molécula capaz de estabilizar e até mesmo reverter o processo degenerativo que ocorre na insuficiência cardíaca.

Saúde Empresarial, por Redação

Consumo regular de uva e soja previnem hipertensão

As uvas, ricas em potássio e antioxidantes, e a soja, em isoflavonas, podem ser armas eficazes para prevenir a hipertensão, importante fator de risco cardiovascular, segundo dois estudos publicados no último domingo (25) durante uma grande conferência de cardiologia nos Estados Unidos.

Saúde Empresarial, por Redação

Cartão do SUS é obrigatório para atendimento a partir de março

A partir de março, todo cidadão brasileiro deverá ter em mãos o Cartão Nacional da Saúde (CNS) para ser atendido nos locais que prestam serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe seu Comentário:

=