Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 21/10/2014 às 11:31:52

ANS determina portabilidade especial para beneficiários da Atual Saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou portabilidade especial de carências para os beneficiários da Atual Saúde Ltda (Registro ANS nº 37666-3). Em razão de problemas econômico-financeiros, assistenciais e administrativos graves, a operadora será retirada de forma ordenada do mercado e, portanto, seus beneficiários poderão ingressar em novas operadoras sem a necessidade do cumprimento de novos períodos de carência. O prazo para ingresso em novas operadoras é de 60 dias: de 20/10 a 18/12/2014. Atual Saúde tem, a partir desta data (20/10), dez dias para enviar comunicados aos seus beneficiários informando a abertura do prazo de 60 dias para o exercício da portabilidade especial de carências.
 
A operadora Atual Saúde tem 291 beneficiários, todos no Paraná.

Veja a Resolução Operacional nº 1.714 – Atual Saúde Ltda



Novos prazos para beneficiários da Iguamed e da Odmed

Em Resoluções Operacionais publicadas na edição desta segunda-feira (20/10), a ANS também determinou novos prazos para a portabilidade especial de carências aos beneficiários das operadoras Iguamed Assistência Médica Ltda. (Registro ANS nº 32079-0) e Odmed Serviços Odontológicos Ltda (Registro ANS nº 40827-1). O prazo de 60 dias conta a partir desta data: de 20/10 a 18/12/2014.

Veja a Resolução Operacional nº 1.715 – Iguamed Assistência Médica Ltda

Veja a Resolução Operacional nº 1.716 – Odmed Serviços Odontológicos Ltda


Conmed São Luís: comprovantes de pagamento até junho de 2014

A ANS publicou uma nova Resolução Operacional nesta data alterando o prazo de comprovação de pagamento feito à Conmed São Luís. Os beneficiários devem apresentar ao menos quatro boletos pagos referentes ao período dos últimos seis meses anteriores a 9/06/2014. Com a publicação da nova RO, os beneficiários passam a ter mais 60 dias para o exercício da portabilidade especial de carências: de 20/10 a 18/12/2014.

Veja a Resolução Operacional nº 1.717 – Conmed São Luís


Como fazer a portabilidade de carências

Para fazer a portabilidade de carências, o consumidor deve consultar o Guia ANS de Planos de Saúde e verificar os planos compatíveis para a troca. Na página inicial do Guia, o beneficiário deve clicar na opção Portabilidade Especial e, em seguida, em Entrar. Na tela seguinte, é preciso selecionar a opção Extinção da Operadora e depois selecionar o nome da operadora à qual é vinculado.

Será necessário informar o número de registro do plano de saúde, o que pode ser verificado no sistema Comprova, que contém os dados cadastrais dos beneficiários informados pelas operadoras à ANS.

Após definir seu novo plano, o beneficiário deverá imprimir o Relatório de Portabilidade e levá-lo até a operadora escolhida com a cópia dos comprovantes de pagamento de pelo menos quatro boletos vencidos, referentes ao período dos últimos seis meses e os documentos de identificação (identidade, CPF e comprovante de residência). A operadora não poderá recusá-lo. Caso haja qualquer dificuldade de acesso, o beneficiário deverá entrar em contato com a ANS por meio do Disque-ANS: 0800 701 9656.

É importante ressaltar que o beneficiário que está cumprindo carência ou cobertura parcial temporária na operadora de origem pode exercer a portabilidade especial de carências, mas precisará cumprir os prazos restantes na nova operadora.

Fonte: ANS


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Saiba mais sobre a H1N1 e como se prevenir

A Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, teve um pico de disseminação em 2009, teve uma retração, mas voltou a assustar com casos no Brasil neste ano -- 284 até agora, desde o início de janeiro.

Saúde Empresarial, por Redação

Medicina personalizada transformará a saúde

Apesar de a medicina acadêmica levar os hospitais e clínica a aderirem às guias clínicas com base nas evidências, que alguns chamam de medicina padronizada, alguns médicos na frente de trabalho reclamam que no que concerne ao cuidado do paciente, uma única regra não é válida.

Saúde Empresarial, por Redação

Senado aprova Emenda 29, que regulamenta repasses na Saúde

O Senado aprovou na quarta-feira (7) a regulamentação da Emenda 29, que define os valores mínimos a serem investidos na Saúde. Com isso, a proposta que obrigava a União a repassar pelo menos 10% de seus recursos para a área foi derrubada.

Saúde Empresarial, por Redação

Dilma: programas vão tentar reduzir superlotação em prontos-socorros e falta de leitos

A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (14) que os programas SOS Emergência e Saúde em Casa terão como meta enfrentar dois dos principais problemas da saúde pública: a superlotação nos prontos-socorros e a falta de leitos nos hospitais.

Saúde Empresarial, por Redação

Planos poderão ter de priorizar crianças e adolescentes

Projeto visa instituir a política de assistência à saúde da criança e do adolescente no sistema de saúde suplementar.

Deixe seu Comentário:

=