Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 06/06/2014 às 10:42:35

ANS contribui para entendimentos jurídicos sobre direito à saúde

As questões judiciais que envolvem a assistência à saúde ganharam subsídios técnicos do setor com a aprovação de enunciados jurídicos durante a I Jornada Nacional da Saúde, organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em São Paulo, nos dias 14 e 15 de maio. A iniciativa faz parte das ações do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde, criado pelo CNJ, e visa auxiliar a comunidade jurídica na interpretação de questões relacionadas ao direito universal à saúde, diminuindo a judicialização dos temas.

A ANS participa do Comitê Executivo do Fórum e contribuiu para a discussão e elaboração desses enunciados, esclarecimentos que expressam o entendimento sobre assuntos referentes ao biodireito, saúde pública e saúde suplementar. Foram aprovados em plenária do Fórum 45 enunciados, 17 deles relativos especificamente à saúde suplementar, mencionados pela agência reguladora do setor, nesta quinta-feira (29/05), durante a Câmara de Saúde Suplementar, no Rio de Janeiro.

Estes enunciados tratam de assuntos como reajuste dos planos de saúde, negativa de cobertura para procedimentos de alta complexidade, entre outros temas. O objetivo é facilitar as decisões judiciais, buscando o equilíbrio do setor de saúde suplementar.

“A iniciativa subsidia essas decisões judiciais que envolvem diretamente a garantia à assistência à saúde para que os consumidores e o setor de forma geral sejam protegidos com base na legislação vigente”, afirma a Secretária Geral da ANS, Carla Soares.

A ANS também possui uma ferramenta no portal da agência reguladora na internet para consulta a pareceres técnicos sobre as coberturas assistenciais previstas para consumidores de planos de saúde. A finalidade é possibilitar o acesso à informação e dar ainda maior transparência à regulação da saúde suplementar no país.

Fonte: http://www.ans.gov.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Como ser mais saudável em 2013

Emagrecer, se alimentar melhor, parar de fumar... Especialistas dão dicas para atingir esses e outros objetivos

Saúde Empresarial, por Redação

Especialistas americanos são favoráveis à medicamento contra obesidade

Nesta quarta-feira, (22), especialista da FDA (agência de controle de medicamentos dos Estados Unidos) recomendou a aprovação do Qnexa, um novo remédio contra obesidade.

Saúde Empresarial, por Redação

São necessários mais esforços para vacinação em massa contra o HPV

Desenvolvimentos extraordinários ocorreram desde que ferramentas moleculares e epidemiológicas demonstraram que o papilomavírus humano (HPV) causa praticamente todos os cânceres cervicais uterinos, bem como uma proporção de outros tipos de câncer anogenital

Saúde Empresarial, por Redação

Veja os estados que deixaram de investir R$2 bi na saúde

Em 2009, dez Estados não investiram o mínimo de 12% de suas receitas no sistema de saúde. O percentual mínimo é determinado pela Emenda 29, e se aplica à União, aos Estados e aos municípios

Deixe seu Comentário:

=