Publicado por Redação em Previdência Corporate - 12/07/2011 às 10:11:11
Alta da inadimplência do consumidor começa a perder força, aponta Serasa
SÃO PAULO – O nível elevado de inadimplência do consumidor, que vem sendo observado nos últimos meses, começará a dar sinais de esgotamento ainda neste ano. É o que aponta o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência, divulgado nesta terça-feira (12).
Em maio de 2011, o indicador cresceu 0,1%, registrando, assim, a menor variação observada nos onze meses e atingindo o patamar de 100,3 pontos. Com essa variação, o indicador, que antevê os movimentos da inadimplência com seis meses de antecedência, sinaliza que a trajetória de elevações dos níveis começa a perder força.
Os fatores que contribuirão para reduzir a intensidade e duração do atual ciclo de elevação da inadimplência são: a diminuição do ritmo da inflação, a rodada de renegociações salariais de importantes categorias profissionais neste segundo semestre, o patamar baixo, na análise histórica, do desemprego e o crescimento mais moderado do crédito e do endividamento dos consumidores.
Empresas
A inadimplência das empresas, ao contrário do que possivelmente ocorrerá com a dos consumidores, se manterá elevada ainda por algum tempo. O que confirma esse cenário é o resultado do indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas.
O índice avançou 2,0% em maio deste ano, registrando o sétimo avanço mensal consecutivo e atingindo o nível de 101,1 pontos.
Os custos financeiros das empresas continuarão pressionados pelos juros cada vez mais elevados, reflexo do aperto monetário em vigor. As pressões em tais custo em um claro ambiente de desaquecimento econômico, em especial no segundo semestre deste ano, vão contribuir para elevar, ainda que de forma modesta, os níveis de inadimplência das empresas.
Sobre o indicador
O indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência avalia, em um horizonte de seis meses, em que fase do ciclo estarão algumas variáveis econômicas, como concessões reais de crédito, inadimplência, crise e recuperação.
Fonte: web.infomoney.com.br | 12.07.11
Posts relacionados
INSS enviará carta com novo informe do IR para segurados
Os segurados que receberam atrasados no posto do INSS em 2012 e solicitaram na agência um informe de rendimentos corrigido receberão uma carta com o novo documento.
Como declarar previdência privada no imposto de renda
Para quem investe em previdência privada via PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), chega a hora de aproveitar a dedução de até 12% sobre a renda tributável. Para ter acesso ao benefício, é preciso optar pelo modelo de declaração completa.
Empresas estão obrigadas a comprovar recolhimentos à Previdência
A partir de agora as empresas serão obrigadas a informar mensalmente a seus empregados o valor da contribuição previdenciária feita em seu benefício ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Qual é o melhor momento para fazer um plano de previdência?
Qual o melhor momento para aderir a um plano de previdência privada? Os especialistas são unânimes em dizer: o mais cedo possível. Por duas razões. Primeiro, porque os aportes são menores, já que há mais tempo para acumular. Depois, pelos rendimentos.
INSS envia carta aos beneficiários que já podem se aposentar em novembro
Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já estiverem aptos para se aposentar por idade a partir deste mês receberão uma carta do órgão avisando sobre essa possibilidade. Segundo a Previdência Social, 1.769 correspondências foram enviadas,sendo que 1.060 foram somente para mulheres.


