Publicado por Redação em Carreira - 07/04/2020 às 15:05:10

A 'operação de guerra' do RH do Einstein para lidar com o coronavírus



A pandemia do coronavírus não afeta somente o bolso das empresas — a área de recursos humanos, por exemplo, tem sido profundamente impactada com a crise.

Some todos os problemas normais da área em meio à confusão e adicione outra variável: ser diretora de RH do Hospital Albert Einstein. “Colocamos para baixo toda a forma de organização que tínhamos até então”, diz Miriam Branco, do Einstein.

Para reorganizar a forma de trabalho, Miriam criou squads dentro do RH — um é responsável pela contratação de novos profissionais, por exemplo; outro pelo treinamento dos profissionais da área da saúde sobre a covid-19 que ficarão três meses na empresa; e mais um para cuidar de toda a alimentação e dos funcionários.

“Prevendo que as pessoas vão ter de dedicar mais horas do que imaginavam no trabalho, reservamos um hotel para nossos colaboradores”, conta. “Estamos o tempo inteiro redimensionando as pessoas dentro da instituição.”
 

Gestão de crises versus gestão de pessoas: foi esse o tema do exame.talks desta tarde. Em momentos complicados como este, o papel do RH se torna ainda mais latente. “Você tem de ter um acolhimento enorme da equipe para reduzir a ansiedade dela. Sinto de uma maneira geral, da alta liderança, o desejo de batalhar maior do que o medo”, afirma Sofia Esteves, CEO da Cia de Talentos.

Para cuidar do emocional de enfermeiros e médicos, foi criado no Einstein o “Ouvid”, voltado para a saúde mental dos colaboradores. “A gente só consegue estar preparado para lidar com os problemas ouvindo os funcionários. É muito importante ouvir os sentimentos das pessoas. A comunicação é fundamental”, afirma Miriam.

Sobre o que as pessoas podem fazer para ajudar os médicos, Miriam afirma que o essencial é “ficar em casa” para ajudar a não ocupar todos os leitos dos hospitais. “O grande aprendizado que estou tendo nesse processo todo é como as pessoas querem colaborar”, diz Miriam.

Miriam conta que tudo que foi pensado sobre revolução digital acabou sendo colocado em prática com a crise. “Quando falo de trabalho remoto, a gente já vem há dois anos discutindo sobre a sustentabilidade e sobre a possibilidade de fazer alguns trabalhos à distância. A gente consegue perceber que aquilo que vem sendo implantado, com a crise, é muito mais fácil quando é coerente com seu discurso, com sua cultura, com seus valores”, conta Miriam. “O trabalho remoto depende de uma confiança”, completa a diretora de RH do Einstein. Até as entrevistas de emprego estão sendo feitas remotamente.

Sobre a contaminação da mão de obra do Einstein, Miriam afirma que o hospital está “fazendo o acolhimento para que essas pessoas se cuidem e depois possam voltar ao trabalho.” “As pessoas estão pegando covid por estar dentro do hospital, nem todos são profissionais de saúde. Estamos olhando o que está acontecendo nos outros países e o que está acontecendo dentro do nosso corpo de profissionais”, afirma Miriam.

A telemedicina, para a diretora de RH, pode ajudar a resolver problemas na saúde brasileira. “A tecnologia pode nos ajudar muito. Muita gente foi colocada para trabalhar de casa e está acontecendo. É uma questão de olhar para isso com a seriedade que precisa”, diz Miriam. “A área de saúde precisa de gente e de capacitação.”

Para Miriam, o maior desafio do hospital no momento é “o tempo”. “A liderança está trabalhando 24 horas. Eu ando sonhando com o trabalho, é uma responsabilidade gigante no momento de fazer acontecer. Em momentos de crise, a liderança é colocada à prova, sem desconsiderar o receio que as pessoas têm”, diz Miriam.


Fonte: Exame


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Carreira, por Redação

Human skills guiarão os talentos da próxima geração

Metade dos profissionais ativos precisará se requalificar até 2025 e, pela lógica, focando justamente no desenvolvimento das habilidades que são exclusivamente humanas, e não das máquinas.

Deixe seu Comentário:

=