Publicado por Redação em Notícias Gerais - 20/03/2013 às 09:36:54

A importância do pioneirismo para as empresas

Em poucas palavras, o pioneirismo é a capacidade que a empresa tem de inovar, criar oportunidades e enxergar possibilidades mesmo tendo que correr riscos. É sair da zona de conforto em busca de novos desafios. Pioneiro é aquele que abre caminho, que desbrava, que prepara o caminho para a chegada dos outros.
O grande diferencial das empresas pioneiras está na capacidade de inovar e criar novas oportunidades. Elas se destacam principalmente pela expertise e coragem de transformar uma possibilidade em algo real e atrativo, mesmo sabendo dos riscos.

A empresa pioneira corre mais risco? Sim, claro. Afinal o risco faz parte de qualquer negócio, principalmente quando a meta é transformar uma possibilidade em algo real. Mas as empresas que estão na vanguarda de ações pioneiras sabem calcular os riscos e aprenderam a colocar seus valores no centro de cada estratégia de lançamento.

Em todo o mundo há vários exemplos de empresas pioneiras. A Honda, fundada por Soichiro Honda, lançou a primeira bicicleta motorizada e hoje é simplesmente o maior fabricante de motos do mundo. Na Yakult, o Dr. Minoru Shirata enxergou, em meio a um surto de infecções gastrointestinais, a possibilidade de ser pioneiro e foi ai que ele teve a ideia de lançar o Yakult - leite fermentado por lactobacillus vivos. A Cummins Engine Company foi a pioneira na fabricação de motores estacionários para agricultura e geradores de energia a diesel.

No Brasil, a Suco Jandaia é um exemplo de empresa pioneira. Após anos de estudo e muitos investimentos, apresentou ao mercado a linha de sucos com Ômega3 DHA, que é o Ômega 3 de origem marinha, o de melhores benefícios a saúde humana. Hoje o produto é um sucesso de mercado e, naturalmente, será copiado pelo mercado. Mas isso não é problema, nem para a Jandaia, nem para nenhuma empresa pioneira.

Empresas de vanguarda são empresas comprometidas com estudos de mercado, de novas tendências e atentas as oportunidades, por isso investem pesado, apesar dos riscos no desenvolvimento de novas ideias, produtos e serviços.
Henrique Teles é consultor de empresas, palestrante com formação em marketing e autor do livro Manual do Empresário de Sucesso.

Fonte: www.administradores.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

IBGE: número de assalariados no País sobe 17,3% em quatro anos

O número de assalariados no País aumentou 17,3% de 2007 a 2010, passando de 36,7 milhões para 43 milhões, de acordo com o Cadastro Central de Empresas (CEMPRE)

Notícias Gerais, por Redação

G20 vai repassar cerca de US$ 400 bilhões ao FMI

O grupo das 20 principais economias do mundo vai se comprometer em aumentar os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI) em cerca de US$ 400 bilhões, disse nesta sexta-feira uma autoridade do G20 familiarizada com a última versão do comunicado planejado pelo grupo.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa: saldo externo passa para o negativo no mês, até dia 12

O saldo externo na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) passou para o negativo em dezembro, até o dia 12, com investidores estrangeiros retirando R$ 762,3 milhões da bolsa paulista.

Notícias Gerais, por Redação

Contágio da crise europeia derruba Bolsas da Ásia

As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em baixa nesta quarta-feira, com sinais de que a disparada dos custos de financiamento esteja afetando a França, gerando temores de que os Estados centrais da zona do euro possam não escapar da crise de dívida da região.

Deixe seu Comentário:

=