Publicado por Redação em Gestão de Saúde - 28/06/2023 às 12:05:04

90% dos profissionais de RH se sentem sobrecarregados



​​​​​​A área de recursos humanos, que tem a função de zelar pelo bem-estar dos demais funcionários, também vem sofrendo com a sobrecarga de trabalho. É o que identificou uma pesquisa inédita realizada pela Flash People, unidade de negócios da Flash voltada para gestão de pessoas na empresa. O estudo identificou que nove entre dez profissionais se sentem sobrecarregados em suas rotinas corporativas e que 59% destes acham que têm níveis elevados de pressão.    

O levantamento foi realizado com 702 profissionais da área em todos os níveis hierárquicos e diversas frentes de atuação, como departamento pessoal, remuneração e benefícios, recrutamento e seleção. Entre os principais motivos que impactaram a sensação de sobrecarga estão a necessidade de estar disponível o tempo todo (27%), falta de ferramentas para gestão de pessoas (18%), falta de reconhecimento (17%) e falta de apoio da liderança (14%). 

Para Jan Christian, general manager de Flash People, esse contexto está diretamente relacionado com movimentos recentes ocorridos durante a pandemia e o isolamento social, assim como o processo de digitalização acelerado do RH que vem ocorrendo nos últimos anos. “Quando se tinha todos os colaboradores dentro do escritório, a gestão era mais concentrada e com um viés mais pessoal. Com a distância física impulsionada pelo isolamento social e o modelo remoto, a área de recursos humanos precisou acelerar a digitalização e encontrar soluções para essas novas demandas. Em nossas análises, vimos que esse fluxo necessita de revisão, pois atualmente os profissionais acessam, em média, sete ferramentas diferentes, o que torna o processo pouco fluido e estimula uma atuação pouco estratégica e muito operacional”, detalha.

Impacto na saúde mental

A pesquisa também identificou que os profissionais de recursos humanos sofreram impacto importante em sua saúde mental: 64% deles afirmaram ter tido algum problema relacionado ao tema no último ano. A ansiedade foi o sintoma mais citado (41%), seguido por falta de motivação (16%), burnout (4%) e depressão (3%).

Entre os cargos que mais sinalizaram a presença de casos de saúde mental estão analistas, assistentes e coordenação. 

Mais da metade dos respondentes (54%) também sinalizou que viu colegas de profissão afastados por esgotamento profissional nos últimos meses. Um dos fatores importantes identificados foi a quantidade de horas trabalhadas por esses profissionais. 40% dos respondentes sinalizaram que ficam oito e dez horas no trabalho, e 5% ultrapassam as 10 horas diariamente.

“Quando se trabalha por muitas horas seguidas, especialmente em tarefas repetitivas nas quais você não vê muito valor sendo gerado, aí o esgotamento e a frustração aparecem, causando sintomas relevantes”, reforça Jan. 

Evento RecarregaRH debate cuidados com profissionais da área

A Flash People vai promover uma reflexão sobre o tema no evento digital RecarregaRH cuidando de quem cuida. Esse encontro ocorre no dia 27 de junho, às 10h. Profissionais como Lívia Azevedo, diretora de Felicidade da Heineken, Gustavo Arns, idealizador do Congresso Internacional de Felicidade e Gabriela Brasil, Head de comunidade na 4 Day Week Global, terão como missão apresentar caminhos para se cuidar da área responsável pelos demais colaboradores. 



Fonte: Você RH


Seguros Pessoais

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=