Publicado por Redação em Gestão do RH - 22/04/2021 às 13:39:26

5 maneiras de ser um colaborador melhor no home office



Para muitos de nós, já faz um ano que estamos em trabalho remoto, o que abriu novas oportunidades de criação e colaboração. Com essas novidades, vieram também as dores crescentes de aprender na prática como trabalhar em grupo em espaços virtuais, muitas vezes entre pessoas que nunca se conheceram pessoalmente.

Embora isso traga desafios únicos, existem maneiras comprovadas e verdadeiras de mitigar esses desafios e alcançar o sucesso máximo. Nesse novo mundo do trabalho, as pessoas que se tornam conhecidas como boas no home office são as que continuam sendo recomendadas e contratadas.

Se atentando para o respeito com os colegas e o planejamento, qualquer pessoa pode ser um grande colaborador remoto. Certifique-se de definir limites, evitar irritações de trabalho de outras pessoas, criar metas de projeto, definir reuniões regulares e estabelecer espaços para comunicação. O uso dessas estratégias o ajudará a ter sucesso no home office e a receber pedidos de volta.

Com isso em mente, veja abaixo cinco maneiras de ser um ótimo colaborador remoto:

1. Estabeleça limites mútuos

A maneira mais rápida de um relacionamento de trabalho azedar é ultrapassar os limites um do outro – e isso é especialmente importante em um mundo remoto, onde a vida pessoal e profissional continuam a se confundir. Mas como você pode respeitar os limites de alguém até saber quais são eles? A primeira etapa em qualquer nova colaboração remota deve ser que todos os envolvidos concordem sobre algumas regras. Isso pode girar em torno do horário de folga, das formas de comunicação aceitáveis e do tipo de trabalho que se espera que todos façam. A criação de limites logo no início prepara você para ser um parceiro de trabalho respeitoso.

2. Evite perguntas irritantes

Outra maneira de evitar irritar acidentalmente seus colegas é simplesmente perguntar o que os incomoda. Talvez eles não suportem pessoas que procrastinam até pouco antes de um prazo – defina isso antes, talvez? – , ou se incomodem com reuniões muito frequentes – essa reunião podia ser um e-mail?. Se você souber imediatamente como é o modo de trabalho de todo mundo, é muito mais fácil simplesmente evitar os aborrecimentos.

3. Estabeleça metas de curto e longo prazo

Ninguém quer trabalhar em um projeto que se desenvolve sem rumo por meses, além de ser impossível cumprir os prazos se você não tiver ideia de quais são os objetivos finais. Antes de iniciar qualquer colaboração, é fundamental estabelecer metas de curto e longo prazo. Isso é especialmente importante no home office, onde os comprometimentos são mais difíceis de serem concretizados. Assim, certifique-se de que seus objetivos sejam claros e com prazos estabelecidos.

4. Agende reuniões frequentes

Sem ver os colegas nos corredores ou em encontros pessoais, pode ser muito mais fácil se distrair e acabar deixando os projetos esquecidos para trás. O tempo passa rápido e nada é feito durante semanas a fio antes que alguém perceba que os prazos estão sendo perdidos. Configure reuniões recorrentes e rápidas para verificações a fim de garantir que todos permaneçam concentrados, além de dar a chance aos colaboradores de fazerem perguntas críticas e debater em tempo real.

5. Crie espaços de comunicação

Acima de tudo, uma boa comunicação é o maior desafio em qualquer trabalho remoto. Uma maneira de ser um excelente colaborador é criar espaços de fácil acesso que sejam em tempo real e com intervalos regulares. A complexidade do projeto e as preferências dos outros colegas ditarão como serão esses momentos, mas certifique-se de que eles existam em qualquer lugar em que você vá trabalhar.



Fonte: Forbes


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