Publicado por Redação em Gestão do RH - 19/04/2022 às 18:56:50

5 estratégias de RH para manter a motivação dos funcionários



Manter os funcionários motivados e engajados não é uma tarefa tão simples e fácil. Por isso é ideal aplicar estratégias de RH para promover bons resultados, desde produtividade até a excelência na execução dos serviços.

Dito isso, nem sempre é preciso grandes gestos e muito esforço. Há muitas maneiras simples para manter a equipe motivada e engajada. Na atualidade, os gestores que realmente querem tirar o melhor proveito de seu pessoal não podem se dar ao luxo de tirar os olhos de tudo o que acontece dentro deste toldo articulado chamado empresa.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com 5 estratégias de RH. Quer saber quais são? Então, vem com a gente!

1- Tenha reuniões regulares com a equipe

Mantenha seus funcionários atualizados sobre os desenvolvimentos e metas por meio de reuniões regulares de equipe. Mas, ao mesmo tempo, não faça isso com tanta constância, pois ninguém gosta de ficar sentado por horas durante vários dias consecutivos.

A comunicação através de uma variedade de canais é essencial para a motivação dos mesmos. Se as reuniões presenciais forem difíceis de coordenar, use sua intranet ou revista interna para divulgar o que está acontecendo.

Saia de dentro de sua caixa de papelão e olhe todas as oportunidades e perspectivas que estão ao seu alcance.

As pessoas que não sabem o que está acontecendo, certamente terão dificuldades para se envolverem com o local de trabalho. Lembre-se que é importante reforçar o óbvio, seja em reuniões ou em treinamentos, assim, evitará erros que podem impactar na motivação do colaborador.

2- Reunião de gestores para ajudar os colaboradores

Se um funcionário estiver com algum problema específico, reúna os membros de sua equipe para ajudá-lo. Reserve uma hora e passe algum tempo tentando criar ideias para esta resolução. 

Vale ressaltar que várias cabeças pensantes podem ajudar a criar novas ideias ou maneiras de implementar sugestões.

Se for o contrário, a cultura empresarial será negativa e os colaboradores sentirão que não podem pedir ajuda aos outros por medo de atrapalhar as atividades. Como gestor, independente do segmento de atuação, seja em venda de batedeira industrial ou vestuários, é sua obrigação jogar toda esta negatividade de lado e revertê-la em algo positivo e encorajador.

3- A Importância de cuidar de si mesmo

O estresse, seja causado pelo trabalho ou fora dele, tem um impacto significativo nos níveis de motivação de seus funcionários. 

Incentive-os a cuidar de si mesmo por meio de exercícios e nutrição, organizando eventos saudáveis ​​e oferecendo alimentos saudáveis ​​e água, ao invés de refrigerantes e bolos nas reuniões.

Imagine o quão divertido seria se o seu programa de benefícios para funcionários oferecesse benefícios de saúde e bem-estar. Também é importante levar a sério os problemas de saúde – incluindo a saúde mental – e aceitar quando alguém precisa de folga do trabalho.

4- Dê um feedback de tempos em tempos

Quando seus funcionários duvidam de suas habilidades, eles podem ficar desmotivados. E quando isso ocorre, não é nada difícil que peçam para sair. 

Portanto, é importante fornecer feedback individual regular, que permitam saber como estão indo e o que precisam fazer para melhorar. Um ambiente de trabalho que é envolvente e motivador, é aquele que dá às pessoas acesso a seus gerentes e líderes para esta troca de ideias. Sentir que você está sendo mantido à distância não é bom para ninguém.

5- Reconheça atitudes positivas

Se engana quem pensa que apenas  as reuniões e alguns feedbacks em relação à atividade executada no trabalho são o que promovem a motivação. Ou seja, uma das estratégias de RH que podem ser aplicadas, é basicamente reconhecer as atitudes positivas dos colaboradores.

E como isso é possível?

Basta pensar que, hoje em dia, não é só a remuneração que influencia no desenvolvimento da equipe, principalmente da geração Z. É preciso oferecer oportunidades para aqueles que demonstram vontade de “crescer na empresa”, bem como oferecer benefícios além do salário fixo.

Além disso, pode-se dizer que os colaboradores que tiverem atitudes bem-sucedidas e proativas devem ser valorizados não só por meio de feedbacks. Uma estratégia de RH pode ser criar campanhas como premiação para destaques e colaboradores promovidos, por exemplo.

 Portanto, o reconhecimento e a valorização é tão importante quanto a remuneração. Assim, aplique feedback com elogios que estão sendo reconhecidos, além de algum incentivo para o colaborador que demonstra interesse em participar de um plano de carreira.

Então, o que está esperando para aplicar essas estratégias de RH no seu negócio para motivar e engajar sua equipe? Garanta resultados de excelência e leve a sua marca para outro patamar.



Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.
Fonte: RH Portal


Linhas Financeiras


Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=