Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 13/06/2012 às 10:29:51

Corpo clínico deve saber lidar com tensão o tempo todo

Para o diretor geral do Hospital 9 de Julho, Paulo Curi, um hospital que atenda alta complexidade, não permite a ocorrência de erros de comunicação

Se a maioria dos gestores acredita que para que um hospital cumpra os requisitos de qualidade e assistência de uma instituição de alta complexidade é necessário apenas possuir boa estrutura de atendimento, tecnologia adequada e equipe capacitada, para o diretor geral do Hospital 9 de Julho, Paulo Curi, além destas características é preciso que o corpo clínico tenham habilidade em lidar com um ambiente de tensão o tempo todo.

 “Em um cenário como o da alta complexidade não é possível a ocorrência de erros de comunicação. É necessário que as pessoas saibam resolver os problemas conversando pelo olhar”. Alcançar esse tipo de interação e comunicação pede treino e envolvimento entre as equipes. E é esse tipo de dinâmica que o Hospital 9 de Julho vem incentivando entre os seus colaboradores.

“Estamos trabalhando com equipes multidisciplinares, que têm o objetivo de enxergar o paciente de forma sistêmica e não isoladamente”.

Para isso, o 9 de Julho têm como uma das diretrizes mais fortes o bom relacionamento entre os colaboradores. “Promover o bom relacionamento entre os médicos proporciona redução de custos e torna o atendimento mais efetivo”.

No intuito de alcançar esses resultados, a instituição atua com iniciativas como o Grupo de Aperfeiçoamento Científico, que promove discussões de assuntos relacionados à rotina hospitalar, bem como um manual de boas práticas, compartilhamento de informações.

Acompanhar a performance dos colaboradores também está no escopo de ações do hospital. A diretora técnica do Hospital 9 de Julho, Regina Tranchesi, conta que um dos pilares do sucesso é fazer trabalho integrado.

E ressalta que o hospital zela pelo calor humano no atendimento. “Quando um indivíduo está doente, o hospital atende o paciente, seus familiares e amigos também. Esse público é muito exigente, por isso é preciso estar preparado para lidar com essa realidade”.

Fonte: saudeweb


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Humanidade 2.0 exigirá sistema de saúde reinventado

Na palestra “O futuro em quatro atos”, proferida nesta sexta-feira (20), Alves tentou prever, utilizando um modelo matemático da história humana a partir de 1500, como será o século XXI.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS indica seis planos de saúde

Seis em cada dez operadoras de saúde tiveram bom desempenho, apontou o IDSS (Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar), divulgado na última quinta-feira (13) e que se refere à avaliação feita em 2011.

Saúde Empresarial, por Redação

Saiba mais sobre a H1N1 e como se prevenir

A Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, teve um pico de disseminação em 2009, teve uma retração, mas voltou a assustar com casos no Brasil neste ano -- 284 até agora, desde o início de janeiro.

Saúde Empresarial, por Redação

Senado aprova política de combate à pirataria de remédios

O Senado superou nesta quarta-feira (13) a primeira etapa da criação de uma política nacional de combate à pirataria de produtos submetidos à Vigilância Sanitária.

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital Ortopédico da Amil vai ganhar central de material esterilizado

Previsto para inaugurar no começo de junho, o Hospitalys - que vai ocupar a área hospitalar desativada da Associação Brasileira Beneficiente de Reabilitação (ABRR), no Jardim Botânico

Deixe seu Comentário:

=