Publicado por Redação em Carreira - 02/09/2021 às 11:34:33

Como você vive seus dias é como você vive sua vida



Por mais que muitas vezes nossa mente teime em dizer o contrário, é apenas no momento presente que a vida existe. Mesmo que os pensamentos possam correr livremente para o passado e para o futuro, não podemos escapar do agora. Sim, esse exato momento.

No livro “Flow: A Psicologia do Alto Desempenho e da Felicidade”, o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi descreve a necessidade de estarmos presentes para que possamos vivenciar o sentimento mais desejado pela humanidade: a felicidade. É quando estamos realmente envolvidos em cada detalhe das nossas vidas que a encontramos. Abro aqui um parêntese para agradecer meu amigo Rafael Dutra, que me emprestou o livro e, vive intensamente e inquietamente esse tão desejado estado de fluxo.

Ainda que riquezastatus e poder tenham se tornado símbolos do que significa essa tal felicidade, ela não necessariamente depende de fatores externos e sim, de como você os interpreta. Embora uma carreira bem-sucedida não seja um passaporte para uma vida de plena satisfação, é impossível dissociar o estado de felicidade com nossas conquistas profissionais. Afinal, não existem duas ou mais Lucianas: a mãe, filha, mulher, amiga e a profissional. Somos seres únicos, e cada escolha que fazemos impacta no nosso CPF e CNPJ, tudo junto e misturado, além de todo ecossistema ao redor.

Mesmo você considerando apenas um dos lados dessa moeda – pessoal ou profissional – essa busca pela felicidade passa por entender (e aceitar) o que você pode ou não controlar. Algo que os filósofos gregos da Escola Estoica já pregavam há quase 2 mil anos. Na ilusão de termos controle sobre o que está acontecendo nas nossas vidas e trabalho, começa o maior equívoco que podemos cometer.

Eu, Lu Rodrigues, luto todos os dias para não deixar o sentimento do controle me dominar. Esse desejo me desafia diariamente, e eu o desafio de volta. Por 28 anos, convivi com um irmão adicto, que faleceu há dois anos e que me fez acreditar até o último minuto que poderia salvá-lo. Pura ilusão. Esse fato, e a confirmação que não podemos controlar tudo ao nosso redor, transformou minha vida e moldou minha personalidade.

Quando falamos na vida profissional, alguns líderes acreditam que o controle é sinônimo de uma posição de superioridade. Na verdade é o oposto disso. Líderes mais bem preparados costumam adotar a cooperação, confiança e flexibilidade para embasar suas relações profissionais. O controle só traz mais ansiedade, a última coisa que precisamos em tempos como estes em que estamos vivendo.

Um passo além de entender o que você pode controlar, é conhecer suas competênciasfortalezas e fraquezas. Tudo isso passa pelo autoconhecimento. Volto aqui a falar sobre o propósito e o impacto dele nas nossas vidas. Saber por que você faz o que faz – ou o porquê de você levantar todos os dias de manhã – é essencial para se manter são e seguir sua jornada.

E isso, é claro, leva tempo. Algo que no mundo corporativo parece sempre escasso. A pressa tende a ser o padrão do lado de cá do balcão. Pressa para crescer, para termos mais responsabilidades, equipes maiores, uma remuneração maior. O tempo prova que, além das vitórias, precisamos vivenciar fracassos, perdas, situações desconfortáveis. As dificuldades, por mais duras que sejam, são necessárias para nossa evolução. Sabe aquelas pessoas que te confrontam e te dão dor no estômago? Mesmo que pareça contraditório, elas podem estar ajudando você a subir mais um degrau em busca dos seus objetivos.

No livro “Afeto Revolution”, a escritora, advogada e peregrina de alma Eliana Rigol proclama: “Perder é fundamental. Sem perder a gente não anda. Não realiza sonhos porque não cria casca, não cria coragem porque nunca exercitou”. Nesse sentido, o mundo corporativo deveria aprender mais com a natureza. Entre a raiz e a flor existe o tempo. E ele, querendo você ou não, nos obriga a fazer escolhas.

No mundo pré-pandemia, costumava viajar duas vezes por mês. Em uma dessas viagens, uma amiga que foi buscar os filhos na escola deparou com o seguinte diálogo entre minha filha, com seis anos na época, e uma amiguinha que estava chorando copiosamente por causa do atraso da mãe: “Não fica triste, fulana, a minha mãe nunca vem me buscar na escola. Ela trabalha e o trabalho dela é muito legal”. Manu conseguiu verbalizar, no alto da sua sabedoria de uma criança, que um corpo não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo.

Minhas filhas e meu marido sempre respeitaram meu amor pelo trabalho, mas isso não me impediu de, algumas vezes, ir para o aeroporto em lágrimas porque perderia alguma palavra nova ou um evento da escola. Mas isso se chama livre-arbítrio.

Viver o momento presente é aceitar que cada diálogo, cada frustração por você não ter conseguido seguir com seus planos, vai te preparar para algo maior.

Por isso, sinto necessidade de falar sobre gratidão. Gratidão é um sentimento de reconhecimento. Se você é grato, você aprecia as diferenças entre as pessoas, respeita o presente e isso altera a forma com a qual vivemos. Indivíduos gratos alimentam menos a ansiedade por aquilo que não tem ou por aquilo que desejam ter.

Em tempo, faço 46 anos este mês e sigo agradecendo cada acontecimento que me tornou a pessoa que sou hoje, com todos meus defeitos e qualidades. E sigo forte com meu mantra: um dia de cada vez.

Luciana Rodrigues é CEO e presidente da Grey Brasil, conselheira do board da Junior Achievement, membro do conselho MMA Brasil e do comitê estratégico de presidentes da Amcham. Também é aluna de pós-graduação em neurociências e comportamento.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.



Fonte: Forbes


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Carreira, por Redação

Human skills guiarão os talentos da próxima geração

Metade dos profissionais ativos precisará se requalificar até 2025 e, pela lógica, focando justamente no desenvolvimento das habilidades que são exclusivamente humanas, e não das máquinas.

Deixe seu Comentário:

=