Publicado por Redação em Carreira - 09/06/2021 às 11:14:46

3 motivos para não se sentir um impostor



É natural se sentir como um impostor às vezes. Mas se sentir assim e ser de fato um impostor são duas coisas diferentes. Supere seus sentimentos de insegurança para conseguir oportunidades e progredir em sua carreira. 

Não faça um desserviço a si mesmo. Lembre-se, você tem o que é preciso; apenas comunique suas habilidades com clareza. Sua intenção é se esforçar, não ser enganador ou injusto. Você pode estar abrindo mão de uma oportunidade para outra pessoa menos qualificada do que você.

Veja a seguir, três razões para deixar o pensamento de que você é uma fraude para trás:

1. Você tem o que é preciso para buscar uma nova oportunidade; apenas comunique

Se a sua reação ao saber sobre uma oportunidade for agarrá-la, é porque provavelmente você sabe que tem algo que pode torná-lo competitivo. O segredo é identificar sua vantagem e comunicá-la com clareza para que as pessoas reconheçam e entendam seu valor.

Você não precisa ter 100% dos requisitos para ser competitivo para uma vaga, mas é importante deixar claro o que pode oferecer. Você não pode presumir que outras pessoas conheçam suas habilidades e experiências exatas; eles não podem ler mentes. É preciso dizer a eles. Você tem que compartilhar as informações para ajudá-los a ver se você tem o que é preciso.

2. Se sua intenção é se esforçar – não enganar ninguém – então você não está fazendo nada errado

Se você disser “não” a todas as oportunidades que o interessarem, estará apenas atrapalhando seu desenvolvimento profissional e sua carreira.

Profissionais de sucesso buscam oportunidades para aprender. Sentir-se uma fraude pode impedi-lo de crescer. Só porque você não sabe de tudo agora, não significa que você não possa aprender na prática. Não queira ser um especialista desde o início – você é inteligente e vai descobrir o que ainda não sabe.

3. Se você é um dos poucos que não se arrisca, pode estar perdendo a oportunidade para alguém menos qualificado do que você

Enquanto alguns podem compartilhar desse sentimento de impostor, outros não podem dizer que sofrem com o problema. Pessoas com menos experiência podem disputar as oportunidades que você deseja.

Pergunte a si mesmo: “Eu estou confortável com o fato de que outra pessoa menos qualificada do que eu tenha tido essa oportunidade?” “Me sinto bem ao permitir que outra pessoa seja vista como tendo mais conhecimento sobre esse assunto do que eu?” Se a resposta for negativa para ambas as perguntas, candidate-se ao emprego.



Fonte: Forbes Brasil


Seguro Educacional

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=