Publicado por Redação em Gestão do RH - 16/03/2022 às 11:07:13

3 passos para um ambiente de trabalho saudável e feliz



Um ambiente de trabalho saudável é uma necessidade para empresas e colaboradores. A organização ganha com engajamento e produtividade e os funcionários se sentem motivados e respeitados. 

O que é um ambiente de trabalho saudável e seguro?

A definição de ambiente de trabalho saudável, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é: aquele em que trabalhadores e gestores colaboram entre si para proteger e promover saúde, segurança, bem-estar e gerar sustentabilidade do local. 

E quando se fala em sustentabilidade, isso se refere à manutenção contínua de condições e hábitos que promovem a saúde do local de trabalho, como: 

  • infraestrutura adequada;
  • incentivo à preservação da saúde física e mental;
  • conforto;
  • suporte emocional;
  • ética;
  • respeito;
  • diversidade;
  • inclusão;
  • comunicação clara;
  • reconhecimento.

Benefícios de um ambiente de trabalho saudável 


SHRM descobriu que o gasto para integrar um funcionário substituto custa uma média da soma de  seis a nove meses do salário pago a ele. 


A SHRM estima também que o turnover de funcionários pode chegar a 50% nos primeiros 18 meses de trabalho e uma das maiores causas do desligamento está associada à falta de um ambiente de trabalho que proporcione saúde e pertencimento.

  • Mais produtividade. É praticamente impossível uma pessoa se sentir produtiva em um ambiente desconfortável e insalubre.

    De acordo com um estudo da Universidade de Warwick, colaboradores confiantes são 12% mais produtivos e motivados a trazer resultados. 

Você quer ter um desempenho financeiro positivo e fazer com que seus colaboradores produzam mais? Faça com que eles sintam confiança no ambiente de trabalho.

3 passos para criar um ambiente de trabalho saudável

Invista em um onboarding estruturado e eficaz

onboarding é o processo de integração de um novo funcionário. Em tradução livre, significa “embarque”. Essa fase começa desde a proposta de contratação e vai até o momento em que a pessoa começa a produzir dentro da sua função. 

Essa ferramenta deve ser aplicada de maneira estratégica, pois é através dela que o funcionário se conecta com a história da empresa, a cultura organizacional e seus colegas de trabalho. 

Sabe aquele ditado que diz “a primeira impressão é a que fica”? Pois é, ele faz muito sentido, uma vez que é neste momento que o funcionário se sente “em casa” ou não. 

Não importa se será um onboarding remoto ou presencial, mas que ele seja assertivo e acolhedor para as pessoas, possibilitando que elas tirem suas dúvidas e enxerguem como elas podem crescer e contribuir para o desenvolvimento da empresa. 

Crie uma cultura de feedbacks

Um ambiente aberto ao diálogo e à troca de feedbacks é sinônimo de um lugar saudável. Poder falar livremente sobre falhas e possibilidades de melhoria faz com que as pessoas se sintam respeitadas no trabalho. 

Mas lembre-se: isso não deve ser feito apenas para apagar incêndios ou uma vez no ano a fim de cumprir protocolos; você precisa criar uma cultura de feedbacks

Para fazer isso virar uma rotina na sua empresa, aí vão algumas dicas:

realize reuniões one a one;

aplique pesquisas de satisfação;

avalie como está o clima organizacional;

esteja disposto a ouvir as pessoas;

demonstre abertura para receber feedbacks.

Quer aprender mais sobre feedbacks e como aplicá-los na sua empresa? 

Aplique pesquisas de satisfação regularmente 

Que as pessoas gostam de ser ouvidas e ver que suas opiniões são levadas em consideração, você já sabe, mas você tem colocado isso em prática na sua realidade de trabalho?

Um bom caminho é a pesquisa de satisfação interna. A partir dela, os colaboradores podem responder perguntas curtas e objetivas sobre sua rotina no ambiente de trabalho e como elas se sentem com isso. 

Com os resultados obtidos, é possível medir como anda a satisfação dos colaboradores; se a empresa pode ser considerada um ambiente de trabalho saudável e, por fim, traçar um plano de ação focado em melhorias. 

Como o RH pode ajudar a desenvolver um ambiente de trabalho saudável?

O RH é uma peça fundamental no desenvolvimento de um bom ambiente de trabalho. 

Através da gestão do clima organizacional e o incentivo à qualidade de vida dentro e fora do trabalho, é possível tornar o ambiente mais produtivo e saudável para todos. 

Além das dicas que já passamos nos pontos anteriores, o departamento de gestão de pessoas pode tomar as seguintes iniciativas:

  • melhorar o fluxo de informações;
  • aplicar pesquisas;
  • monitorar as insatisfações no ambiente;
  • promover campanhas de conscientização de saúde física, mental e ergonomia;
  • trabalhar o alinhamento estratégico com os líderes. 

Tem interesse em saber mais sobre o assunto?



Fonte: Mundo RH


Seguros Pessoais

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=