Publicado por Redação em Odontológico - 23/11/2021 às 20:38:35

O que são os alinhadores Essix?



Se você estiver em busca de uma forma de manter a posição dos dentes e da mordida que foi corrigida com aparelho ou outro dispositivo ortodôntico, é provável que esteja escolhendo entre diferentes tipos de contentores. Quais são os diferentes tipos de contentores? Como o alinhador Essix se destaca da concorrência? Estamos aqui para explicar como funcionam e quanto custam os alinhadores Essix, quais os cuidados que se deve ter com eles e outros aspectos importantes a considerar.

O que são os alinhadores Essix?

Contentores são aparelhos ortodônticos normalmente feitos de metal, acrílico, plástico ou fios. Embora os tipos mais populares sejam os removíveis, alguns são fixados aos dentes. Em termos de função, eles substituem ou complementam outras soluções ortodônticas como os aparelhos.

Os contentores atuam alinhando e mantendo a posição dos dentes e o alinhamento da mordida. Mesmo depois de corrigir o posicionamento dos dentes com um aparelho ortodôntico, as forças geradas durante a mastigação e outras atividades normais podem fazer com que eles saiam do lugar novamente. Os contentores fazem com que os dentes resistam a essa pressão.

Os tipos de retentores incluem:

  • Alinhadores Essix, que são removíveis e feitos de material transparente, dando a eles um aspecto "invisível".
  • Placa de Hawley, que é removível e feita a partir de metais e materiais acrílicos.
  • Contentores permanentes, que são fixados na parte de trás dos dentes com cola ou adesivo.

Alinhadores Essix: função e preço

A aparência discreta dos alinhadores Essix é inigualável. Eles são feitos inteiramente de plástico transparente, sem fios metálicos, e são removíveis para refeições e escovação. A partir de um molde dos dentes, o dentista ou uma empresa terceirizada confeccionará os alinhadores Essex sob medida para seu sorriso.

Quanto custam os alinhadores Essix? O preço dos contentores pode variar muito dependendo do tipo de material utilizado, da marca, da qualidade e do profissional de odontologia. De acordo com a Associação Americana de Odontologia, os alinhadores Essix podem custar entre US$ 100,00 e US$ 250,00.

Embora a mudança menos perceptível em sua aparência proporcionada pelos alinhadores Essix possa ser atraente, o uso desse dispositivo tem alguns pontos negativos. De acordo com um estudo publicado na revista American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, o uso de alinhadores Essix pode acarretar risco de:

  • Aumento dos níveis de placa bacteriana
  • Maior frequência de sangramento
  • Mais ocorrências de quebra do contentor

Embora essas desvantagens devam ser fatores importantes a serem considerados ao escolher um contentor, também foi constatado que as usuários dos alinhadores Essix se sentiam melhor consigo mesmos e tinham maior conforto. Somente você e o ortodontista juntos podem fazer a escolha final, pesando os prós e os contras.

Por quanto tempo o contentor deve ser usado?

Se você estiver usando um contentor depois de ter usado aparelho ortodôntico, a Associação Americana de Odontologia recomenda usá-lo o tempo todo durante os primeiros dois a três meses e durante a noite depois desse período.

Embora essas regras gerais possam ser um guia útil, é importante ter em mente que elas não substituem a opinião de seu ortodontista. Somente ele conhece sua história e necessidades específicas, portanto, você deve entrar em contato com ele se tiver dúvidas sobre a frequência ou por quanto tempo você deve usar o contentor.

Instruções de cuidado com o alinhador Essix

Se você usa um alinhador Essix, deve continuar sua rotina normal de cuidados bucais, que inclui escovação duas vezes ao dia e limpeza entre os dentes uma vez ao dia. Como os contentores podem aumentar o risco de placa bacteriana, é essencial manter hábitos de higiene bucal adequados para evitar a cárie e doença periodontal.

Se você tiver dificuldade em adquirir o hábito de usar ou cuidar do contentor, lembre-se de que qualquer hábito se torna mais fácil de se manter depois de ser praticado por um tempo. Se seus dentes estão alinhados, então não é sensato perder todo o trabalho árduo que você teve com o aparelho ou outros tratamentos ortodônticos. Lembre-se de levar sempre o estojo do aparelho com você e pense em escrever notas ou lembretes para ajudá-lo a obter bons resultados com o tratamento.

Os cuidados a ter com o alinhador Essix podem incluir:

  • Lavá-lo com água fria antes e depois de cada uso
  • Guardá-lo com segurança no estojo quando não estiver em uso
  • Evitar ambientes ou água excessivamente quentes ou frios que possam danificá-lo
  • Escovar e enxaguar o contentor após cada refeição, mas sempre com um creme dental não abrasivo

Com um alinhador Essix, você preparou o caminho para ter um sorriso saudável e um belo visual ao corrigir os dentes a mordida. Muitos acham esses contentores incomparáveis para ter um sorriso confiante e evitar qualquer preocupação autoconsciente com a aparência. Você fez muito bem em se informar sobre os prós e os contras dos alinhadores Essix.


Fonte: Colgate


Seguro Auto

Deixe seu Comentário:

=