Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 23/09/2013 às 11:11:58

Meninas de 9 a 13 anos poderão tomar vacina contra o HPV

BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da faixa etária de meninas que receberão vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero. A partir de 2014, jovens entre 11 e 13 anos passarão a receber as doses. Em 2015, outra faixa etária será beneficiada: pré-adolescentes entre 9 e 11 anos. As aplicações serão gratuitas.

As mudanças foram anunciadas pelo secretário de Vigilância em Saúde da Pasta, Jarbas Barbosa. "Há duas grandes vantagens nesse esquema. A primeira é que possibilita alcançar a cobertura vacinal de forma rápida com a administração das duas doses. Outro benefício é que a terceira dose, cinco anos depois, funciona como um reforço", disse. O investimento feito é de R$ 360,7 milhões.

Para aplicar as vacinas será necessário obter a autorização de pais ou responsáveis. As aplicações ocorrerão tanto em postos de saúde quanto nas escolas públicas e privadas. O objetivo é que o programa atinja 80% do público-alvo, estimado em pouco mais de 5 milhões de pessoas. O HPV hoje é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, a segunda maior taxa de mortalidade entre os tumores que atingem as mulheres. O primeiro é o câncer de mama. A vacinação começa em março de 2014.

Fonte: Estadão

 

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Governo quer obrigar médicos recém-formados a trabalhar dois anos no SUS

Ministério da Educação vai enviar propostas para Congresso Nacional

Saúde Empresarial, por Redação

Maioria da população mundial consome sódio em excesso

Três em cada quatro adultos no mundo consomem cerca do dobro da quantidade diária de sódio recomendada pelos órgãos de saúde. Essa é a conclusão de um estudo apresentado nesta quinta-feira no encontro anual da Associação Americana do Coração, em Nova Orleans, Estados Unidos.

Saúde Empresarial, por Redação

Novo tipo de medicamento recruta defesas do corpo para combater doenças

Cansados dos remédios tradicionais e seus efeitos colaterais, cientistas agora estão apostando em uma nova estratégia.

Saúde Empresarial, por Redação

Portal Saúde Consulta chega ao Brasil

Chega ao Brasil o Portal Saúde Consulta, um modelo já utilizado nos Estados Unidos e na Europa, que tem o objetivo de possibilitar aos usuários acesso às informações de diferentes áreas da saúde e avaliar os profissionais registrados nos segmentos de medicina, odontologia,

Saúde Empresarial, por Redação

Cartão do SUS é obrigatório para atendimento a partir de março

A partir de março, todo cidadão brasileiro deverá ter em mãos o Cartão Nacional da Saúde (CNS) para ser atendido nos locais que prestam serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe seu Comentário:

=