Publicado por Redação em Gestão de Saúde - 05/10/2021 às 18:06:28

Meditação é ferramenta de executivos para melhora do desempenho



Há três anos, Gabriel Lopes não sabia dizer o que havia de errado com ele. Como CEO  da Artist Factory, empresa especializada no gerenciamento da carreiras de artistas, entre eles o DJ Alok, o empresário era visto como bem-sucedido, mas não se sentia feliz.  “Eu já havia conquistado o sucesso financeiro, mas isso não era tudo. Algo não ia bem quando eu encostava a cabeça no travesseiro”, diz. Foi nessa época, depois de um retiro, que teve o primeiro contato com a meditação. Ele incluiu a prática em sua rotina e, alguns meses depois, experimentou os primeiros sinais de melhora: bem-estar associado a um desempenho mais elevado.

Os benefícios que a técnica pode proporcionar para profissionais de alta performance têm se provado consistentes e sua adoção, por empresas e executivos, vem aumentando. Em dezembro passado, o Google construiu dez salas voltadas para meditação em seus escritórios na Califórnia, Estados Unidos.  No Brasil, a prática está sendo oferecida como benefício aos colaboradores de empresas como Vivo e OLX. 

No caso de Gabriel Lopes, quem estava por trás desse processo era o especialista em meditação Giuliano Milan.  Entre os seus clientes estão, além de empresários, atletas como o nadador Thiago Pereira e o jogador de vôlei Bruninho. Segundo ele, as vantagens da técnica para a vida profissional incluem uma melhor performance do cérebro, aumentando o foco, diminuindo a ansiedade e facilitando a tomada de decisões.  “A meditação não precisa estar ligada à espiritualidade. Pode ser usada apenas como otimizadora do cérebro e das suas funções”, diz Milan.

Na prática, o especialista recomenda técnicas que envolvem o controle da respiração, o relaxamento físico e a visualização da rotina, estimulando um estado mental de tranquilidade. A partir disso, ele foca nas necessidades dos clientes para promover uma experiência mais assertiva. Com isso, o objetivo é que os profissionais consigam aumentar o seu rendimento no trabalho sem perder o equilíbrio e a qualidade de vida. “É possível render mais e manter sua saúde mental em dia.

Logo no início da pandemia, com o cancelamento de eventos, Gabriel Lopes teve a oportunidade de, mais do que nunca, usufruir dos efeitos da técnica. Ele conta que conseguiu evitar picos de estresse e ansiedade causados pela incerteza nos seus negócios. “Agora, com a retomada, muitos shows acabaram acontecendo ao mesmo tempo. Meditei para resolver esse quebra-cabeça de remarcações e percebi que as soluções começaram a aparecer de maneira mais clara”, conta. Efeito semelhante ao sentido por Carolina Loyo, head de marketing da Samsung Brasil, que procurou a mentoria de Giuliano para incorporá-la em seu dia a dia. Hoje, ela considera a prática indispensável em seu trabalho.  “Aplico as técnicas de respiração ao longo de todo o dia e principalmente em semanas de muitas reuniões. Elas me mantêm mais equilibrada.” 

Benefícios se estendem para o campo da psicologia

Dentro da medicina, a meditação entra como aliada para aliviar sintomas de ansiedade e estresse. A psicóloga Melissa Honório explica que a principal vantagem da  técnica consiste na possibilidade de usá-la em qualquer lugar e ocasião. “Se você começa a experimentar os sintomas de nervosismo antes de uma apresentação, é possível controlar-se ali mesmo, sem sair da sala”, diz. Já sob a perspectiva da  biologia humana, ela explica que esse estado de observação mental é capaz de desencadear uma mudança cognitiva que alivia a relação com sensações e pensamentos negativos. 

Especialista em mindfulness, que envolve técnicas voltadas para a percepção da realidade e foco no agora, Melissa recomenda a prática para todos os profissionais que lidam com pressão, prazos e metas. Quem quer aprender, pode começar em um consultório, em aulas específicas ou de ioga (que costuma envolver meditação) ou mesmo em casa, com o apoio de tutoriais e apps. Aqui, uma lista para ser acessada na palma da mão, gratuitamente.

Calm

Se você tem dois minutos livres no seu dia, já pode começar a meditar usando o app, que traz imagens e sons da natureza. Há meditações para questões específicas, como autoconfiança, foco, criatividade ou uma boa noite de sono.

Insight Timer

A versão gratuita tem sessões de meditação em inglês e português com diferentes propósitos: melhorar o foco no dia a dia, reduzir a ansiedade, ganhar autoconfiança. Quem paga tem acesso a relatórios de progresso e pode participar de grupos de discussão onde os participantes trocam experiências e podem se aprimorar nas práticas.

medite.se

Esse app foi criado pelo brasileiro Tadashi Kadomoto, professor de meditação, e serve bem a quem está começando a meditar. Com trilha sonora, as meditações guiadas em português podem ser baixadas para ouvir quando você estiver offline.

Zen

App de meditações guiadas criado pela YouTuber brasileira Juliana Goes, tem vídeos para aprender a relaxar, exercícios de respiração e meditações guiadas na voz de Juliana. Você escolhe a partir do que mais precisa para o seu dia: relaxamento, energia, redução da ansiedade. Cada exercício tem cerca de dez minutos. É pago e está disponível para Android e iOs.

Head Space

Um dos apps mais baixados por quem quer aprender a meditar e a praticar mindfullness, tem sessões guiadas de acordo com o tempo de que se dispõe, além de conteúdos para entender melhor sobre o tema, dormir bem e treinar foco.



Fonte: Forbes


Linhas Financeiras

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=