Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 23/03/2011 às 17:05:56

Governo Federal quer mamógrafos funcionando

Durante lançamento do programa de combate ao câncer ministro da saúde enfatiza necessidade de melhorar manutenção dos equipamentos.

Durante o lançamento do programa de tratamento e combate ao câncer de colo de útero e mama a Presidente Dilma Russeff e o ministro da saúde Alexandre Padilha, falaram sobre a atual situação dos mamógrafos distribuídos pela rede pública de saúde de todo o País.

De acordo com a presidente, dos quatro mil mamógrafos que existem hoje grande parte está quebrada ou sendo subutilizada pelas instituições de saúde. Além de terem sido mal distribuídos nos Estados pela gestão anterior.

Em discurso, Dilma disse que é preciso entender o motivo pelo qual os equipamentos não estão atendendo a demanda. A presidente identificou três problemas que podem ter causado essa deficiência. Primeiro, a má distribuição dos equipamentos, segundo, a falta de manutenção, o que leva os equipamentos a quebra e terceiro, a subutilização deles.

Padilha afirmou que o equipamento utilizado pela rede pública tem uma baixa produtividade. Segundo ele, mais de 50% desses mamógrafos ou estão quebrados ou em manutenção, o que prejudica a assistência à saúde da mulher.

O ministro da Saúde aproveitou o evento para anunciar investimentos em programas de prevenção ao câncer de colo de útero e câncer de mama. De acordo com Padilha, até 2014 R$4,5 bilhões devem ser investidos em saúde pelo governo, sendo R$1,5 bilhão ainda este ano, além da criação de 59 novos centros de confirmações de diagnósticos.

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 23.03.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

A fatura da exaustão: os impactos da escala 6×1 na saúde mental dos trabalhadores

A longa jornada de seis dias por semana cobra um alto preço do bem-estar dos profissionais e levanta questionamentos sobre a necessidade de revisão das condições de trabalho no Brasil. A escala de trabalho 6x1, amplamente adotada em diversos setores, tem sido alvo de intensos debates sobre seu impacto na saúde mental

Saúde Empresarial, por Redação

Governo anuncia que vacina da gripe H1N1 terá produção 100% nacional

Saúde também firmou acordos para produzir 14 medicamentos biológicos. Parcerias trazem mais autonomia ao país, diz o ministro Alexandre Padilha.

Saúde Empresarial, por Redação

Férias de remédios prolongam vida do paciente

A introdução de períodos sem medicação em alguns tratamentos contra o câncer poderia manter os pacientes vivos por mais tempo, segundo indica um novo estudo.

Saúde Empresarial, por Redação

Uso de energia limpa em hospitais

A aplicação, em medicina, de técnicas e conceitos de física, matemática e computação permitiram que o tratamento e a prevenção de doenças se tornassem práticas mais eficientes. Isto diminuiu o tempo de tratamento, gerando o mínimo de efeito colateral para o paciente.

Saúde Empresarial, por Redação

Criação de remédios inovadores diminuiu, mostra levantamento

Um levantamento feito pela empresa Thomson Reuters, uma das principais responsáveis por monitorar a produção científica e tecnológica mundial, sugere que a criatividade das grandes empresas farmacêuticas não anda lá muito bem das pernas.

Deixe seu Comentário:

=