Publicado por Redação em Gestão do RH | 04/01/2022 às 22:22:11

Como ser um bom líder: foco em relações, não em tarefas



A moeda mais valiosa dentro de um
ecossistema corporativo são os relacionamentos. E, para profissionais ambiciosos e com aspirações de liderança, desenvolver a capacidade de cultivar e manter relacionamentos amplos é algo extremamente importante. Conforme o ano termina e muitos estão focados em conduzir avaliações de desempenho e preencher relatórios, também é importante avaliar o quão bem seu estilo de liderança está funcionando. Infelizmente, muitos profissionais ambiciosos e motivados cometem o erro clássico de desenvolver um estilo de liderança focado demais nas tarefas e não o suficiente nos relacionamentos – principalmente devido ao nosso ambiente de trabalho virtual induzido pela pandemia.

A verdade é que as pessoas estão muito mais motivadas a compartilhar informações ou ir mais longe por alguém que conhecem e gostam. Logo, dedicar um tempo para cultivar relacionamentos genuínos não é um luxo supérfluo. Muito pelo contrário, é um elemento crítico para o sucesso em um mercado de trabalho que está cada vez mais transacional, oferecendo oportunidades raras de conexão genuína. Portanto, com o término de 2021 e começo de 2022, reserve um tempo para avaliar se seu estilo de liderança atual está funcionando tão bem quanto poderia. Em particular, considere se você tem se concentrado o suficiente na construção de relacionamentos autênticos com colegas, subordinados, parceiros ou superiores. Considere estas questões:

  • Você conhece os hobbies, interesses, realizações pessoais ou desafios daqueles que trabalham mais próximos de você? Eles sabem as mesmas informações sobre você?
  • A maioria de suas interações profissionais começa com algum tipo de conversa fiada ou você geralmente mergulha direto na tarefa em questão?
  • Você tende a chegar às pessoas apenas quando precisa de algo?
  • Você sente que a conversa muda quando você entra na chamada (ou entra na sala)?
  • Você tende a se socializar apenas com o mesmo um ou dois colegas com quem você tem mais em comum?
  • Os membros da equipe vêm até você com perguntas difíceis, preocupações ou respostas ocasionais?
  • Você tem almoços ou reuniões de networking periodicamente quando não precisa especificamente de algo?


As respostas a essas perguntas podem proporcionar uma visão valiosa não apenas sobre sua capacidade de se conectar em um nível humano, mas também a quantidade de energia que você está colocando na construção de relacionamentos autênticos. Para muitos líderes – especialmente os técnicos –  investir mais significativamente na construção de relacionamentos pode ser transformador não apenas para eles, mas também para suas equipes.

Infelizmente, conforme a pandemia de Covid-19 ameaça mais um ano, muitos locais de trabalho estão atrasando o retorno aos escritórios. Isso significa mais distância, mais vídeochamadas e pouca certeza de quando as equipes podem desfrutar dos prazeres simples de tomar um café com um colega de trabalho ou se juntar à uma discussão sobre o último lançamento do Homem-Aranha. Sem dúvida, construir relacionamentos virtualmente é  mais difícil, mas pode ser feito. Embora a mecânica prática de cultivar relações autênticas enquanto se trabalha remotamente possa exigir um pouco mais de engenhosidade e esforço, o verdadeiro obstáculo pode ser simplesmente se comprometer a fazê-lo – tornando-o uma prioridade. Portanto, como você está considerando resoluções que farão a diferença pessoal e profissionalmente, não se limite às tarefas bem definidas, discretas e que podem ser marcadas na caixa, como perder cinco quilos ou concluir uma certificação. Se o seu estilo de liderança não é tão eficaz quanto poderia ser porque você está se concentrando muito nas tarefas e não o suficiente nos relacionamentos, resolva fortalecer sua força de construção de relacionamento em 2022. Na verdade, os líderes mais eficazes são líderes puro-sangue com capacidade igual para se concentrar em tarefas e relacionamentos.

Sim, metas mensuráveis ​​são ótimas porque podemos acompanhar nosso progresso e sentir uma sensação de realização, portanto, desenvolva algumas metas específicas, mensuráveis ​​e vinculadas ao tempo que o ajudem a alcançar seu objetivo mais amplo de desenvolver habilidades de relacionamento mais fortes. Os objetivos de amostra podem incluir compromissos mensuráveis ​​como estes:
 

  • Defina uma lista de pessoas fora de sua equipe imediata para se conectar em 2022
  • Agende chats de rede trimestrais
  • Comece pelo menos uma reunião ou semana com um quebra-gelo de construção de relacionamento (envolva os membros da equipe na identificação de diferentes quebra-gelos para que todos se envolvam, como cafés virtuais ou envio de um texto interessante sobre assuntos gerais que incentivem uma conversa)
  • Aprenda algo pessoal sobre cada um em sua equipe imediata
  • Conduza um retiro virtual de construção de equipes
  • Incentive conversas em que as pessoas compartilhem algo pouco conhecido sobre suas vidas, personalidades ou trajetórias durante as chamadas virtuais. Mas cuidado para não forçar as pessoas a exporem algo que não querem.

De muitas maneiras, 2021 nos lembrou que os relacionamentos e as pessoas devem estar em primeiro lugar, e os melhores líderes entendem isso instintivamente. Embora a pandemia tenha tenso os relacionamentos e criado vácuos e silos de informação, aqueles que se comprometem a construir relacionamentos autênticos em 2022 certamente se destacarão. Lembre-se de que os relacionamentos são melhor construídos antes de você precisar deles, então não espere por uma crise. Resolva aprimorar suas habilidades de construção de relacionamento hoje.



Fonte: Forbes


Alper Consultoria em Seguros

Tags: sem tags no momento!


Deixe seu Comentário:

=