Publicado por Redação em Gestão do RH - 30/12/2020 às 12:19:40

Cinco coisas que você precisa fazer para a sua equipe engajar mais em 2021



Segundo dados do Covid-19 Consumer Study, do IBM Institute for Business Value (IBV), levantamento de setembro de 2020, 80% dos profissionais brasileiros tem grandes expectativas de transparência e flexibilidade das empresas, especialmente sobre questões relacionadas a crise sanitária.

A especialista em carreira e processos empresariais Andreza Silva atua com atendimento a pessoas e empresas, implementando métodos de organização e gestão. Ela compartilha cinco dicas práticas para melhorar a comunicação da equipe e fortalecer a transparência com o time.

  1. Ouça o que a equipe tem a dizer
    Já parou para pensar que aquele que desenvolve uma tarefa com constância tem domínio sobre tudo o que funciona e tudo que pode ser melhorado? Pois é! Sua equipe tem muito a contribuir com os processos da empresa. Dê espaço para que ela possa propor ideias e novas soluções para as tarefas rotineiras e sugira novas abordagens. Com as vivências que possui, sua equipe tem muito para dizer e contribuir.

     

    2. Promova um time autônomo
    Todo colaborador já sabe o que precisa ser feito, foi escolhido porque possui as características e as competências necessárias para a função. Dê autonomia para que ele possa desempenhar suas atividades e desenvolva o sentimento de dono. Essa confiança no desempenho da equipe promoverá um clima organizacional mais leve e engajador.

    3. Valorize as características individuais
    Cada pessoa possui talentos e vivências únicas. Valorize essa especificidade e busque conectar essas características às funções que desempenhará. Uma das principais causas de desmotivação e turnover nas empresas é o subaproveitamento dos talentos dos colaboradores.

    4. Definas desafios e metas para a equipe
    Estabeleça desafios que estimulem o trabalho colaborativo das equipes e defina metas para nortear as atividades a serem executadas em pró do resultado global da empresa. As metas precisam ser realistas e provocar a melhor performance de cada membro da equipe.

    5. Reconheça e valorize sua equipe
    O reconhecimento é uma das maiores fontes de engajamento dentro de uma organização e pode ser efetivado de maneira simples. Algumas empresas expõe a foto do funcionário do mês, outras utilizam um sistema de premiação com bônus, há também aquelas que utilizam sistema de reconhecimento por buttons, que sinalizam o reconhecimento por determinados tipos de comportamentos ou resultados.


 

Fonte: Mundo RH


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=