Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 08/02/2011 às 13:30:24
Auditorias em saúde
Evoluímos?
O tempo passa, mas continuamos com os mesmos problemas, discutindo os mesmos assuntos e convivendo com as mesmas dificuldades.
O que mudou na auditoria em saúde nos últimos vinte anos? Aumentou a quantidade de profissionais que atuam no setor e a diversidade da sua formação técnica. Mais médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e outros profissionais se interessaram por esta atividade como nova oportunidade profissional.
Surgiram empresas de prestação de serviços de auditoria em saúde, médicas e de enfermagem, e proliferaram pelo Brasil, em número significativo, nos últimos vinte anos.
Posso dizer, sem medo de errar (muito) que todas as operadoras de planos de saúde em atividade hoje, no Brasil, contam com equipes de auditores em saúde, próprias ou terceirizadas. Posso dizer ainda que a maioria dos grandes hospitais conta com, pelo menos, um enfermeiro auditor em seu faturamento.
Sistemas, programas, fornecimento de relatórios gerenciais, análise de indicadores com a respectiva série histórica, e o que mudou? No que conseguimos evoluir? Continuamos a contar agulhas e gotas? Ou agora exigimos que nosso cliente seja atendido com qualidade?
Eu prefiro perguntas a respostas. Especialmente quando a pergunta provoca outra e outra e assim, sucessivamente.
Outra importante evolução foi na área de ensino, aumentaram geometricamente as ofertas de cursos de pós graduação, especialização e MBA nas áreas da gestão e da auditoria em saúde. Em todo o território brasileiro. Tive a grata oportunidade de ministrar algumas aulas em São Paulo, São José dos Campos, Santos, no Rio de Janeiro, Curitiba, Blumenau, Porto Alegre e Passo Fundo, Salvador, Brasília, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia e por aí vai.
Mas o que mudou? Certamente ampliamos nosso conhecimento, mas... E daí? Peço aos leitores que reflitam, por favor vamos dicutir este assunto pois o século mudou e continuamos os mesmos!
Fonte: www.saudebusinessweb.com.br
Posts relacionados
Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira
Começa nesta segunda-feira, em todo o Brasil, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Neste ano, o período de vacinação ocorre entre 15 a 26 de abril, e a meta do Ministério da Saúde é imunizar 32 milhões de pessoas.
SUS oferece medicamentos fitoterápicos em 14 Estados
O Ministério da Saúde informa que o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece em 14 Estados 12 medicamentos fitoterápicos, entre eles a Aloe vera (Babosa) para o tratamento de psoríase e queimaduras, o Salix Alba (Salgueiro) contra dores lombares e a Rhamnus purshiana (Cáscara-sagrada) para prisão de ventre.
Novas vacinas reduzem internações por pneumonia
Estudo mostra que a introdução das vacinas contra Influenza A (H1N1) e da anti-pneumocócica no calendário de vacinas obteve impacto positivo na redução das hospitalizações por pneumonia
Ter trabalhadores saudavies é estratégico para as empresas?
Recente artigo publicado na Harvard Business Review destacou a importância da área de saúde deixar de ser considerada uma despesa para se transformar em um elemento estratégico para as companhias.


