Publicado por Redação em Gestão do RH - 12/01/2022 às 09:10:48

6 passos para vencer a procrastinação em 2022



Deixar a procrastinação de lado é um passo importante para cumprir as metas colocadas na virada do ano. E, ainda que aplicativos e ferramentas ajudem a organizar as ações para alcançar objetivos, pesquisas recentes que revelam que a procrastinação está mais relacionada com a gestão das emoções do que com a gestão do tempo. Muitas vezes, o que nos impede de por planos em prática está mais ligado a evitar emoções negativas do que necessariamente falta de tempo. “As atividades que colocamos de lado geram alguma emoção negativa, são chatas, difíceis ou despertam em nós o medo do fracasso”, diz Caroline Marcon, consultora organizacional.

A comunicóloga Jessica Myrick, da Universidade de Indiana, publicou um estudo que aponta que o motivo de muitas pessoas procrastinarem é o simples ato de buscar algum sentimento positivo. E assim, em vez de terminar o formulário para se candidatar a uma bolsa de estudos, quando você percebe está lavando louça ou regando as plantas – uma lista que pode ser imensa quando se está trabalhando em home office. “Ainda que proporcione melhoria instantânea no humor, a procrastinação, por comprometer objetivos mais arrojados, tende a desencadear ansiedade e culpa; o início do estresse”, diz Marcon que, junto com outros ,  especialistas no assunto, dão aqui dicas para você começar o ano focado no que deseja realizar.

1. Autoconhecimento é um bom começo
Um acompanhamento psicoterapêutico pode ajudar procrastinadores em série, especialmente se a metodologia usada é a cognitivo-comportamental – ou TCC. Caroline Marcon também recomenda que as pessoas trabalhem o autoconhecimento para entender seus pontos fracos. “Preste atenção nas próprias emoções e quando sentir vontade de procrastinar, pergunte-se qual é a coisa mais simples que é preciso fazer para atingir o objetivo almejado começando agora.”

2. Execute pequenas tarefas
O objetivo é mover a mente dos pensamentos desconfortáveis para ações práticas e simples. É importante agir, mesmo em pequena escala, a fim de driblar os sentimentos negativos associados a tarefas chatas e difíceis. Essas atividades laborais consideradas desagradáveis vão ficando um pouco mais fáceis se forem executadas no modo ‘um dia de cada vez’, até que se tornem habituais.

 


Fonte: Forbes

 


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